Seis escolas de samba do Grupo Especial se apresentam hoje na Marquês de Sapucaí, RJ

De Beatles ao Museu de Cera de Londres. Do palácio da rainha a São Jorge (padroeiro do país) e ao lendário rei Arthur

Seis escolas de samba desfilam desta segunda-feira pelo Grupo Especial do Rio, das 13 que disputam o título de campeã do Carnaval. As apresentações acontecem no sambódromo da Marquês de Sapucaí, e começam às 21h.

A São Clemente é a primeira a desfilar, com o enredo "Uma aventura musical na Sapucaí". A escola vai homenagear o teatro musical brasileiro, mostrando a influência do gênero francês e as adaptações dele no Brasil. Vedetes e bailarinos vestidos de fraques são um dos destaques do espetáculo.

Após perder quase todas as suas fantasias no incêndio da Cidade do Samba no ano passado, a União da Ilha tem como tema deste ano uma "sequência" do seu enredo de 2011. A escola fala do Reino Unido e dos jogos Olímpicos de Londres.

De Beatles ao Museu de Cera de Londres. Do palácio da rainha a São Jorge (padroeiro do país) e ao lendário rei Arthur. Todos esses ícones britânicos estarão na Sapucaí.

"Veja a quantidade de escolas com temas nordestinos. Não tem como fugir muito. Vai ser tudo muito igual. Muito parecido. Isso cansa o público", diz o carnavalesco Alex Souza.

A terceira a entrar na Sapucaí é o Salgueiro, com o tema "Cordel Branco e Encarnado".

A escola vai homenagear todos os poetas populares transformando os cordéis do sertão em samba. Unindo bateria com os versos e melodias desse gênero literário do Nordeste a escola traz no papel de rainha da bateria a atriz e modelo, Viviane Araújo.

A Mangueira é a quarta escola a desfilar e vai trazer para a avenida o tema "Vou festejar! Sou cacique, sou Mangueira".

A camisa verde e rosa homenageia os povos que deram origem ao Brasil. No terceiro lugar do ano passado, a Mangueira tenta este ano conquistar o título de campeã.

A penúltima a passar pela avenida é a Unidos da Tijuca, que comemora o centenário do cantor e compositor Luiz Gonzaga.

Paulo Barros, o carnavalesco da escola, promete uma abordagem inovadora. "Não será um enredo cronológico. Criei uma grande festa para a coroação do "rei do sertão", na qual ele receberá vários monarcas, como nas coroações dos reis europeus", diz.

A Grande Rio fecha os desfiles do Grupo Especial do Rio com o tema "Eu acredito em você? E você?". O enredo é inspirado na superação da própria escola, após o incêndio que atingiu seu o barracão no ano passado.


Seis escolas se apresentam hoje no Carnaval do Rio

Seis escolas se apresentam hoje no Carnaval do Rio

Fonte: Folha Online, www.folha.com.br