Teatro é o tema da Caravana Rumos 2010 que chega a Teresina

A programação integra a série de viagens que levará equipes do Itaú Cultural a todas as capitais

No dia 3 de maio (segunda-feira), a Casa de Cultura de Teresina, na capital do Piauí, recebe a Caravana Rumos 2010 que leva à cidade debates sobre o contexto da produção teatral brasileira e sobre a criação compartilhada. A programação integra a série de viagens que levará equipes do Itaú Cultural a todas as capitais do Brasil até o final deste semestre para informar sobre o os editais do programa Rumos, edição 2010 ? Literatura, Pesquisa, Música e, pela primeira vez, Teatro, cujas inscrições vão até 30 de junho (com exceção de Literatura, que as encerra em 31 de julho).

Em Teresina, a caravana conta com a presença de Cristina Espírito Santo, coordenadora do Núcleo de Artes Cênicas do instituto, para abrir a programação. A partir das 19h, ela fala sobre o edital de Teatro ? inédito, já que até hoje, cênicas somente contemplava Dança ?, e, ainda, sobre os demais editais do Rumos 2010. Em seguida, o jornalista, crítico e pesquisador de teatro Kil Abreu começa debate em torno de temas como os diferentes modos de produção, o teatro de grupo e as pesquisas artísticas na cena contemporânea; e as definições de ?grupo? e ?pesquisa? na produção teatral brasileira na atualidade.

Abreu foi diretor do Departamento de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo, e é integrante do júri dos prêmios Shell e da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), além de curador do Festival Recife do Teatro Nacional.

Fonte: Assessoria