Teresina, 162 anos: diversidade de lazer e entretenimento

O Piauí está em festa com a chegada dos 162 anos de Teresina

Esporte | Kelson Fontinele
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina, que completa hoje 162 anos, é a única capital do Nordeste que não é litorânea. E devido a busca de alternativas que possam tentar suprir essa condição de diversão, é possível encontrar na cidade opções de lazer e entretenimento para quem deseja praticar um esporte, curtir uma visão bonita da cidade ou mesmo relaxar e jogar conversa fora em um banquinho.

Ao longo dos anos, as autoridades e população de Teresina buscam diversificar bem as opções para que os teresinenses encontrem algo do seu gosto. Claro que ainda há muito o que fazer, mas as conquistas para a nossa cidade já podem ser percebidas apenas com esses 162 anos de desenvolvimento.

Atualmente, um dos locais mais frequentados por pessoas de todas as idades é o Parque Potycabana. Quem passa por lá, com certeza, já reparou na quantidade de pessoas fazendo caminhadas, pedalando, crianças e jovens andando de skates, patins ou demais teresinenses que procuram apenas um bom local para conversar, relaxar e tomar um sorvete. Roberto Silva, 35 anos, por exemplo, é pai de duas meninas e diz que sempre procura levar as filhas para brincar na Potycabana.

“Elas estudam à tarde e, pelo menos, umas três vezes na semana eu levo elas depois da escola para se divertirem um pouco. O parque é, com certeza, um dos melhores locais que elas gostam de ir. É seguro, grande e elas ficam à vontade. Também é um bom local para eu e minha esposa nos distrairmos um pouco enquanto elas brincam”.

Outros locais apropriados para a prática de caminhadas e ciclismo são as Avenidas Marechal Castelo Branco e Raul Lopes. O movimento é intenso, sobretudo ao entardecer.

Luciana Costa, 21 anos, é uma das adeptas dos dois esportes e explica o motivo de praticá-los. “Gosto de ir, principalmente, para a Marechal, porque é um dos locais de Teresina adequado para essas duas práticas”.

A Ponte Estaiada, localizada na Avenida Raul Lopes, também é outro ponto da cidade onde os teresinenses gostam de se aventurar, principalmente ao praticar rapel nos fins de semana.

E mais, existem alternativas espalhadas por toda a cidade que não são, necessariamente, dentro de espaços fechados. Teresina é uma cidade com muitos jovens e adultos que adoram se reunir e fazer algo diferente pela capital.

Alguns, por exemplo, reúnem-se para a prática do Le Parkour, esporte que tem como base o movimento de uma pessoa de um ponto a outro de maneira mais rápida possível, superando os limites de habilidades do corpo humano.

Outros gostam de deixar a capital mais colorida com a arte do grafite presente nos muros da cidade e alguns pre-ferem improvisar pistas em seus bairros para fazer manobras com suas bicicletas.

Por falar neste meio de transporte, muitas ruas da capital já possuem ciclovias e ciclofaixas, o que facilita a vida de teresinenses que optam pelas bicicletas.

Mas para os que não desejam praticar algo radical como o rapel e o Le Parkour ou, então, começar a ter uma vida mais saudável ao pedalar ou caminhar, pode também se divertir conhecendo mais sobre nossa história e cultura ou aproveitando a vida noturna da capital, que, inclusive, tem se tornado bem agitada nos últimos anos.

Casas de shows para todos os gostos e espetáculos, principalmente no Teatro 4 de Setembro, ganharam destaque e são bem procurados. Já o passeio cultural pode incluir alternativas como o Museu do Piauí, Centro de Artesanato e Casa da Cultura. Outras dicas de entretenimento são o Parque Lagoas do Norte, Zoobotânico e Encontro dos Rios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES