Teresina recebe Quinteto Latino Americano de sopros da Paraíba

O objetivo principal é estudar e difundir o dodecafonismo, técnica de composição que naquela época representava a vanguarda musical na Europa.

No próximo dia 09 de julho, Teresina recebe o projeto Sonora Brasil -Formação de Ouvintes Musicai. Com o objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, a 13ª edição do projeto apresenta como tema ?Música Brasileira do século XX- A obra de Claudio Santoro e Guerra-Peixe?.

Esses dois compositores cumpriram importante papel na estruturação das bases da música erudita contemporânea no Brasil a partir da relação que mantiveram com o Movimento Música Viva, que a partir de 1939 movimentou a cena musical do país sob a liderança de H. J. Koellreutter. O objetivo principal é estudar e difundir o dodecafonismo, técnica de composição que naquela época representava a vanguarda musical na Europa.

Em quatro etapas o projeto apresenta quatro formações distintas que apresentarão a obra dos dois compositores em programas que buscam mostrar a evolução de suas obras, confrontando o período em que se dedicaram ao dodecafonismo com o período posterior, o nacionalismo, em que buscaram valorizar elementos da música genuinamente brasileira.

Representando três estados do Brasil e o Distrito Federal, o Quarteto de Brasília (DF), o Quinteto Latino-Americano de Sopros (PB), o Quinteto Leão do Norte (PE) e o Conjunto GYN Câmera), realizarão os concertos em mais de 90 cidades do país.

Fonte: Assessoria