Exposição em Teresina vai mostrar trajetória da pessoa com deficiência

A abertura da exposição será às 9h, na Praça do Povo, na Alepi

Teresina receberá no perído de 11 a 28 de novembro a exposição "Para Todos: o movimento políticos das pessoas com deficiência", no horário de 8h às 14h, na Praça do Povo da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O objetivo da exposição que está em seu segundo ano de itinerância é conscientizar a sociedade sobre a trajetória vivida pelos portadores de deficiência.



A exposição ?Para Todos? permite a todas as pessoas o acesso às informações. A partir de recursos multimídia ? vídeos, áudio-guia, texturas e brinquedos acessíveis - os visitantes poderão fazer um passeio pela história da discriminação sofrida e da luta das pessoas com deficiência para terem seus direitos humanos garantidos. O conteúdo é abordado de forma lúdica e educativa.

O público terá a oportunidade de conhecer a forma como essas pessoas reivindicaram espaço e deslocaram a luta pelos seus direitos do campo da assistência social para o campo dos Direitos Humanos". A exposição conta toda a trajetória dos desafios vividos pelas pessoas com deficiência para que todas possam entender e conhecer a realidade deles, bem como ressaltar a importância da acessibilidade em todos os lugares. Tornando esse mundo acessível a todos", pontua Vera Rotta, curadora da exposição.

O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Hélder Jacobina, destaca a importância de o Estado do Piauí estar recebendo a exposição. ?Esse evento serve para demonstrar a força que o movimento político da pessoa com deficiência adquiriu ao longo dos anos. É um movimento que só tem agregado valores à sociedade, que fez com que surgissem diversas leis e garantiu direitos de quem até pouco tempo vivia à margem da sociedade. E o Piauí, como um dos Estados que vive essa mudança, recebe essa oportunidade de braços abertos?, ressaltou.

A Exposição Para Todos é realizada pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SDH/PR e OEI - Organização dos Estados Ibero Americanos, com apoio da Caixa Econômica Federal. No Piauí, o evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da SEID, e do Conselho Estadual de Desfesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONEDE-PI).

Fonte: CCOM