SEÇÕES

Você sabe por que os nossos ossos dificilmente se estilhaçam?

Pesquisadores ingleses desvendaram o mistério

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mesmo que você seja superdesastrado e, de tanto se quebrar, já tenha virado amigo do pessoal da radiologia do hospital, a verdade é que é raro que os nossos ossos se estilhacem ao quebrar. Fraturas desse tipo, quando acontecem, geralmente são o resultado de acidentes mais sérios, mas até recentemente os médicos não entendiam ao certo o motivo de os nossos ossos dificilmente se quebrarem em pedacinhos.

Mas uma equipe de pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, desvendou esse mistério. Os cientistas descobriram que boa parte dos minerais que compõem os nossos ossos apresenta uma consistência “gosmenta”. Essa melequinha fica depositada entre os demais cristais servindo como lubrificante e dando aos ossos certa flexibilidade.

Meleca

Conforme explicaram, a gosma que faz parte dos ossos é composta por uma mistura de citrato, substância produzida como resultado do metabolismo celular,  e água, formando um fluido viscoso que fica entre minúsculos cristais de fosfato de cálcio. São esses cristais que conferem aos ossos seu aspecto sólido.

Quando sofremos uma pancada, esse material gelatinoso permite que os nanocristais “deslizem” entre si de forma a absorver a energia do impacto, evitando que a parte sólida dos ossos se estilhace. Ainda de acordo com os pesquisadores, na falta da gosminha, os cristais de fosfato de sódio se fundem formando frações quebradiças que podem se estilhaçar.

Os cientistas acreditam que a osteoporose, por exemplo, possa ser causada justamente pela falta dessa melequinha. Portanto, além de interessante, a descoberta pode levar ao desenvolvimento de novos medicamentos e tratamentos de doenças que afetam os nossos ossos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos