Yoga pode ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade e depressão

O Brasil é o país com a maior taxa de transtornos de ansiedade

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ansiedade - um grande mal-estar físico e psíquico que provoca aflição e agonia - é um dos males que mais atinge a população brasileira. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), O Brasil é o país com a maior taxa de pessoas que apresentam transtornos de ansiedade no mundo todo e o quinto em casos de depressão. A professora de Yoga e psicóloga corporal Thaise Titon explica quais são os benefícios da prática para amenizar os sintomas de ansiedade e depressão.

O Yoga tem muitas sequências e posturas, além de técnicas de respiração chamadas de pranayama e o relaxamento. O objetivo desta prática é fazer com que as pessoas consigam conquistar um estado meditativo, de forma que através das posturas seja possível aprender a meditar para equilibrar a mente. Quando se equilibra o corpo e a mente, acalmam-se as emoções e acessa-se a espiritualidade de cada um.

Na prática de Yoga existem muitas sequências que foram desenvolvidas para trabalhar os centros de energia do corpo chamados Chakras, onde cada um deles está ligado a uma glândula do corpo. É por isso que o Yoga regula o sistema hormonal, ajudando a dosar e equilibrar tudo que precisamos no corpo. Por exemplo, quando estamos muito ansiosos liberamos hormônios, como a adrenalina, em excesso e é necessário acalmá-los para encontrar um estado de equilíbrio.

Ansiedade é uma agitação causada por excesso de energia que precisa ser descarregada corretamente. A prática do Yoga pode ajudar as pessoas que estão com muitos pensamentos ao mesmo tempo. Ao final do exercício, faz-se uma respiração polarizada que equilibra os dois hemisférios do cérebro e as energias positiva e negativa, masculina e feminina do corpo.

Não é certo falar que você nunca mais vai sentir ansiedade, como quando vai encontrar uma pessoa amada, mas sim o excesso dela, que gera impaciência e libera muito cortisol no corpo.

Se você for muito ansioso, é bom permanecer um tempo maior nas posturas, além do relaxamento final que é essencial depois da prática. Após todos os movimentos feitos, deitar e se entregar, permitindo que a cura aconteça através da prática é fundamental. Ao levantar do relaxamento, é preciso meditar e focar na respiração e no estado que alcançou, permanecendo em silêncio, apenas se observando.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES