Yolanda Carvalho participa de intervenção em Uberlândia

Artista foi selecionada para o projeto "Xilogravura modificando nosso olhar sobre a cidade", que é executado em Uberlândia

?Xilogravura modificando uma cidade? é um projeto de intervenção pública realizada em Resende no Rio de Janeiro, no ano de 2009, pelo artista plástico Tiago Gomes e resultou numa outra iniciativa, dessa vez, denominada ?Xilogravura modificando nosso olhar sobre a cidade?, que está em execução em Uberlândia Minas Gerais e tem a participação de Yolanda Carvalho, a única a representar o Piauí na intervenção urbana. Ela levou oito gravuras onde utiliza diferentes técnicas.

Yolanda Carvalho é referência em xilogravura no Piauí, desenvolve projeto de artes no Setor Ocupacional no hospital Aerolino de Abreu e atua no projeto" Novos Caminhos: No paço das Artes" na comunidade Caminho Novo zona Rural de Teresina, onde reside.

Formada em Artes e Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande Norte, Yolanda é especialista em preservação da Arte Rupestre pelo Núcleo de Antropologia da Pré-História, na UFPI.

Segundo a coordenadora Alessandra Cunha, a xilogravura é uma técnica de reprodução de imagens em que se grava com ferramentas próprias, figuras, formas, letras ou palavras em uma superfície de madeira, afim de se retirar varias cópias parecidas.

Com o projeto ?Xilogravura modificando nosso olhar sobre a cidade? é possível obter uma síntese da produção em xilo no Brasil, pois em todo o país há vários grupos de gravura atuantes. ?Por fazer parte de um destes grupos, obtive reforço na coleta e colagem das gravuras nesta cidade. A intervenção urbana, vem por uma busca maior que a estética, requerendo um foco, para a ausência de arte na vida, no cotidiano dos freqüentadores da cidade?, diz, declarando que o projeto tem mais de 600 gravuras.

O projeto elaborado para Uberlândia consistiu na criação e envio de convites para o xilogravurista de todo o país, sob a coordenação da artista plástica Paula Almozara. O objetivo é mostrar como a intervenção cultural na cidade se faz necessário. ?O objetivo é a popularização da xilogravura, colando-a em muros da cidade de Uberlândia?, diz, afirmando que outra finalidade é executar um enorme ?lambe-lambe?, somente com xilogravuras produzidas em várias partes do país.

O convite, conforme Alessandra, foi bem aceito e respondido prontamente e com as gravuras em mãos, ela organizou por tamanhos e misturou os artistas para que em cada local fosse apresentado um misto possível de temas, imagens e artistas.

Fonte: Isabel Cardoso, Jornal Meio Norte