A idade ideal para competir: skatistas mirins fazem sucesso nas competições nacionais

Os irmãos Martello começaram a competir no skate aos 2 anos e retratam o início da carreira de muitos skatistas que, ainda crianças, podem estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A primeira vez que Eiki Martello ficou em pé não foi no chão, mas em cima de um skate, aos 11 meses de vida. A partir daí, os pais perceberam uma habilidade fora do comum e criaram condições para o filho desenvolver uma capacidade que chamava atenção no esporte. Hoje, o que Eiki e os dois irmãos têm de habilidade ainda não têm de idade. Eiki, 6 anos, Kevin, 5 anos, e Kemily, 3 anos, respiram skate em casa, em São Carlos, interior de São Paulo, onde o pai Fábio Martello construiu uma rampa para diversão e treinamento das crianças. Uma infância que lembra o início da carreira de Victoria Bassi, com 11 anos e já integrante da seleção brasileira de skate, na modalidade Park, de olho nos Jogos Olímpicos. E que desperta o questionamento: não seria muito cedo para competir?

- Vai ser normal crianças de 11 até 14 anos se destacando no esporte. A questão é: será que elas estão prontas para serem exigidas perfomance? O que mostra a literatura é que não – explica o médico Gustavo Maglioca.

O Esporte Espetacular foi conhecer, em São Carlos, os irmãos Martello: as crianças que têm, no skate, praticamente uma extensão do próprio corpo. Quando passeiam com os pais, se locomovem em cima de quatro rodinhas, “porque andando normalmente se cansam mais”, segundo a mãe Jéssica.

- Eu já dropei uma rampa grande e até um halfão de quatro metros – contou Eiki.

- Meu pai me ensinou desde bebezinho. E a gente ficou crescendo, aí a gente ficou treinando todo dia até a gente melhorar – explicou Kevin, que quer ser como o irmão.

Eiki, Kevin e Kemily são frequentemente convidados para as grandes competições de skate no país e fazem sucesso. Eiki, o mais velho, chama atenção pelo dread no cabelo que ostenta desde os 3 anos. Kemily, compete desde os 2 aninhos, quando ainda usava chupeta. E Eiki, só no ano passado, participou de dez competições, vencendo oito.

O Brasil, ao lado dos Estados Unidos, é dominante no cenário internacional do skate. E com a inclusão do esporte no programa olímpico, e os riscos de lesão devido aos saltos e quedas, o limite de idade é uma questão. O Comitê Olímpico Internacional não restringe idade para a participação nos Jogos, cabe à federação internacional de cada esporte definir. E o presidente da Federação Internacional de Skate considera que este esporte é diferente das outras modalidades nesta questão.

- Para nós, não há uma idade mínima, porque o nosso esporte é muito espontâneo, surgiu das ruas e não é como os outros esportes em termos de estresse. Você pode ver várias crianças competindo de forma espontânea, sem ninguém pressionando – explicou Sabatino Aracu, presidente da World Skate.

A paulista Victoria Bassi é um exemplo da espontaneidade que evoluiu para uma carreira precoce. Aos 11 anos, já tem uma rotina de atleta profissional. Terminou o ano de 2018 em quarto lugar do ranking nacional na categoria Park e este mês foi convocada pela primeira vez para a seleção brasileira, com foco nos Jogos de Tóquio 2020. O Brasil formou duas seleções das modalidades do skate que vão estrear nas Olimpíadas: Park, onde Victoria compete, e Street, que tem também, entre as cinco atletas convocadas, dois talentos precoces: Rayssa Leal, a Fadinha, de 11 anos, e Virgínia Fortes Águas, de doze.

- Eu prefiro minha filha fazendo esporte do que grudada num computador dentro de casa. E eu levo ela pro pilates, levo para os exames periodicamente. A gente procura também esse lado de não prejudicar. Não sou contra isso – contou Tiago Bassi, pai de Victoria, que, mesmo com dificuldades financeiras, busca apoio da escola, de rifas e amigos para garantir à filha as condições de treino e saúde.

Bob Burnquist , o maior nome do skate brasileiro e ícone internacional, é o presidente da Confederação Brasileira. Também para ele, o skate não deve ter limite de idade, mas a expectativa e pressão devem ser gerenciadas.

- Toda criança tem que andar de skate. Quanto mais cedo, até melhor. Agora se você leva para o lado de que a criança vai ser olímpica, vai sustentar a família, essa pressão precoce não é legal, em nenhuma idade – disse Bob.

Por enquanto, a regra é não ter pressão e não ter limites para sonhar. A pista está aberta para as brincadeiras e os desejos. E quem sabe um grande atleta possa surgir daí.

- O meu maior sonho é ir para as Olimpíadas, e descer a Mega Rampa – disse Victoria.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES