Abertura olímpica é encurtada para não atrapalhar sono de atletas

A cerimônia vai durar 30 minutos a menos que o previsto.

O temor de que o evento de abertura dos Jogos Olímpicos se estenda para além de 0h30 (horário de Londres) e prejudique a noite de descanso dos atletas fez com que o Comitê Organizador de Londres (Locog) decidisse encurtar a cerimônia artística em cerca de 30 minutos.


Abertura olímpica é encurtada para não atrapalhar sono de atletas

Segundo a diretora de comunicação do Locog, Jackie Brock-Doyle, o evento começará às 9h (de Londres) e terminará entre 0h e 0h30. Para que a cerimônia tenha no máximo 3h30, o comitê decidiu cortar uma parte em que haveria acrobracias com bicicletas, de cerca de três minutos, e acelerar as transições entre as apresentações.

O Locog negou que o encurtamento da cerimônia esteja relacionado a problemas com segurança ou transporte, conforme fora sugerido mais cedo por diversos veículos de imprensa na Inglaterra. Reportagens afirmavam que o comitê estaria preocupado com o retorno para casa das cerca de 80 mil pessoas que estarão presentes no evento do dia 27.

"O transporte tem sido ótimo porque a TFL [que controla o transporte em Londres] estendeu o horário do último trem até 2h30 da manhã", disse Brock-Doyle durante a coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira.

Ela assegurou que os acrobatas que acabaram cortados da cerimônia serão pagos de qualquer modo.

A incerteza em relação ao horário de término se deve ao fato de que, segundo Brock-Doyle, é impossível precisar quanto tempo duraria o desfile das delegações.

"Ninguém sabe exatamente quanto tempo demorará o desfile das delegações e quantos atletas realmente vão participar da cerimônia de abertura. Estamos usando todos os truques para fazer com que as pessoas se movam rápido [durante o evento]", disse a porta-voz do Locog.

A diretora de comunicação ainda afirmou que o diretor do evento, Danny Boyle, não terá dificuldades para ajudar a cerimônia artística ao seu novo tempo de execução. Vencedor do Oscar em 2009, Boyle dirigiu o premiado filme "Quem quer ser um milionário?"

"Ele é um cineasta e acho que acostumado a adequar um filme, um show ou a cerimônia de abertura ao tempo que tem disponível. Tudo se resume à sala de edição. E eu acho que ele entende isso [a necessidade de encurtar o evento]", concluiu a porta-voz.

A cerimônia de abertura, que ocorrerá no estádio Olímpico, está orçada em 27 milhões de libras (quase R$ 86 milhões). A abertura será dia 27, mas os Jogos começam no dia 25 com o torneio feminino de futebol.

Fonte: Folha Online, www.folha.com.br