América-MG bate o Ceará por 4 a 1, mas segue na lanterna

Há quatro meses sem fazer gols, Fábio Júnior foi o personagem da partida

Com direito a fim de jejum de gols e a desabafo de Fábio Júnior, o América-MG respira no Campeonato Brasileiro. Na tarde desta quarta-feira, a equipe goleou o Ceará em casa por 4 a 1 e conquistou sua primeira vitória desde 4 de setembro, quando havia feito exatamente 4 a 1 sobre o vice-líder Vasco da Gama, também em Minas Gerais.

Há quatro meses sem fazer gols, Fábio Júnior foi o personagem da partida. Aos 25min do primeiro tempo, ele converteu pênalti cometido pelo meia Leandro Chaves no lateral esquerdo Gilson e disparou contra a pequena torcida que compareceu à Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

Depois de deslocar o goleiro Neneca e abrir o marcador, o centroavante fez gestos para os torcedores que o criticavam, localizados atrás do gol do Ceará, manifestarem-se. Foi apenas o quarto gol na Série A do jogador, que havia sido o principal destaque rubro-verde em 2010 - foi o vice-artilheiro da segunda divisão com 19 tentos.

No segundo tempo, o América-MG confirmou o resultado positivo com o meia-atacante Rodriguinho, aproveitando rebote de escanteio, Gilson, que concluiu bem um contra-ataque rápido, e o atacante Léo, livre próximo à marca do pênalti em meio ao desespero do Ceará. Felipe Azevedo ainda acertou um lindo chute de sem pulo e fez o gol de honra alvinegro.

A vitória dos mandantes aliviou a situação do técnico Givanildo Oliveira. Após substituir Antônio Lopes em agosto, o treinador conquistou cinco pontos em seus quatro primeiros jogos, mas a equipe caiu de rendimento desde então. Seus comandados não venciam há sete partidas e mesmo com o placar seguem na lanterna da competição: somam 24 pontos, seis atrás do Cruzeiro, primeiro time fora da zona do rebaixamento. O próximo desafio é contra o Figueirense, no próximo sábado, em Florianópolis.

Já o Ceará, que vinha em recuperação sob o comando de Estevam Soares e não perdia há três rodadas, continua na 15ª posição e volta a se aproximar do grupo dos quatro últimos. Com 32 pontos, o time pode ser ultrapassado pelo próprio Cruzeiro, que enfrenta o Bahia em Salvador a partir das 21h50 (de Brasília) desta quarta-feira. Na 30ª rodada, no sábado, o Ceará volta ao Estádio Presidente Vargas para receber o Flamengo.

Ficha técnica

AMÉRICA-MG 4 x 1 CEARÁ

Gols

AMÉRICA-MG:

Fábio Júnior, aos 25min do 1º tempo, Rodriguinho, aos 20min do 2º tempo, Gilson, aos 34min do 2º tempo, Léo, aos 45min do 2º tempo

CEARÁ:

Felipe Azevedo, aos 37 min do 2º tempo

AMÉRICA-MG: Neneca; Micão, Everton e Anderson (Otávio); Marcos Rocha, Amaral, China, Caleb (Rodriguinho) e Gilson; Kempes e Fábio Júnior (Léo)

Treinador: Givanildo Oliveira

CEARÁ: Fernando Henrique; João Marcos, Thiago Matias, Daniel Marques e Vicente; Michel, Heleno, Rudnei (Felipe Azevedo) e Leandro Chaves (Thiago Humberto); Roger (Washington) e Osvaldo

Treinador: Estevam Soares

Cartões amarelos

AMÉRICA-MG: Micão, China, Kempes e Gilson

Árbitro

Péricles Bassols Cortez (RJ)

Local

Arena do Jacaré, Sete Lagoas (MG)

Fonte: Terra