André brilha e Grêmio afunda Atlético-PR na estreia de A.Lopes

Além de a partida ser marcada por um bom futebol do Grêmio, o duelo também contou com a estreia do técnico Antônio Lopes



A partida que marcou a estreia de Antônio Lopes no comando do Atlético-PR não será lembrada com prazer pelo técnico, já que o Grêmio goleou o time rubro-negro por 4 a 0, no Estádio Olímpico, neste domingo, em duelo válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante André Lima foi o grande destaque do jogo ao anotar três gols. Escudero completou a goleada.

Jogando em casa, o Grêmio soube controlar a partida ao longo do primeiro tempo e abriu uma vantagem de 2 a 0 após fazer boas jogadas coletivas. Sem correr riscos devido à ineficiência do adversário, o time tricolor não correu riscos durante os primeiros 45 minutos. Contando com um inspirado trio ofensivo formado por Douglas, Escudero e André Lima, o time mandante não teve problemas para transformar a vitória em goleada na etapa final.

Além de a partida ser marcada por um bom futebol do Grêmio, o duelo também contou com a estreia do técnico Antônio Lopes. O comandante, que assumiu o cargo nesta semana, após Renato Gaúcho pedir demissão do cargo, vê sua equipe seguir em uma situação crítica no Nacional, já que está na vice-lanterna, com 18 pontos. De quebra, o time rubro-negro completa cinco partidas sem vencer (quatro pelo Brasileiro e uma pela Copa Sul-Americana).

Já o Grêmio, com a vitória, chega a 24 pontos, fica na 14ª posição e se afasta um pouco da zona de rebaixamento.

Na próxima rodada do Brasileiro, o Grêmio visitará o Bahia no Pituaçu, às 20h30 (de Brasília) da próxima quinta-feira. Um dia antes, o Atlético-PR receberá o Palmeiras, na Arena da Baixada, às 21h50.

O jogo

Vivendo uma situação difícil no campeonato, os dois times começaram o duelo se estudando. Os visitante arremataram duas vezes logo nos primeiros minutos, mas não levaram perigo. Porém, a equipe gaúcha logo passou a tomar conta da partida, criando boas chances de gol. Aos 6min, Douglas encaixou bom passe e Escudero finalizou da entrada da área à direita do alvo.

Seis minutos depois, Júlio César ganhou na linha de fundo, cruzou na área e André Lima cabeceou para excelente defesa de Renan Rocha. No escanteio seguinte ao lance, Douglas cobrou fechado, a zaga do clube paranaense escorou mal e a bola passou perto do alvo.

Melhor na partida, o Grêmio abriu o placar aos 19min. Após um contra-ataque rápido, André Lima tocou para Douglas e o meia deu passe na medida para Escudero, que bateu rasteiro no canto esquerdo de Renan Rocha, marcando um belo gol.

Com a vantagem no marcador, o time tricolor seguia melhor no confronto, porém se arriscava pouco no campo de ataque. Já o Atlético-PR, apesar de trocar muitos passes, se mostrava uma equipe apática e não assustava a meta defendida pelo goleiro Victor.

Sem correr riscos, a equipe gaúcha ampliou a vantagem, aos 33min, quando encaixou outra boa jogada coletiva. Em bonita triangulação do ataque gremista, André Lima recebeu passe de Escudero e tocou na saída do goleiro para marcar.

O Grêmio, então, diminuiu o ritmo e passou a administrar a vantagem. Sem ser assustado pelos visitantes, o time tricolor não teve problemas para manter o placar de 2 a 0 até o final do primeiro tempo.

Na volta do intervalo, o técnico Antônio Lopes modificou o setor ofensivo da equipe, colocando Edigar Junio na vaga de Madson. No entanto, a alteração mudou pouca coisa. O segundo tempo começou em ritmo lento e nenhuma das equipes levava perigo ao adversário.

Mesmo se lançando pouco ao ataque, o time gremista precisou de 14 minutos para chegar ao seu terceiro gol. André Lima pegou sobra na entrada da área, finalizou de pé direito e mandou no canto de Renan Rocha.

Sete minutos mais tarde, os mandantes transformaram a vitória em goleada: Escudero recebeu na direita e tocou para André Lima, que ajeitou para Júlio César. O lateral foi derrubado por Guerrón e o árbitro assinalou a penalidade. Destaque da tarde, André Lima, cobrou no meio e marcou seu terceiro gol na partida.

Aos 31min, André Lima foi substituído por Brandão. O atacante não se mostrou muito contente com a alteração, mas foi bastante aplaudido pela torcida presente no Olímpico.

Satisfeita com a atuação e com o placar, a equipe gaúcha diminuiu o ritmo e apenas esperou o tempo passar até o árbitro apitar o fim do jogo. Mesmo assim, o Grêmio ainda quase anotou o quinto gol, aos 43min, quando Adilson recebeu bom passe de Bruno Collaço, bateu à queima roupa e Renan Rocha fez a defesa.

Ficha técnica

GRÊMIO 4 X 0 ATLÉTICO-PR

Gols

GRÊMIO:

Escudero, aos 19min do 1º tempo, e André Lima, aos 33min do 1º tempo, aos 14min e aos 21min do 2º tempo

GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Edcarlos, Saimon e Júlio César (Bruno Collaço); Fábio Rochemback, Fernando, Douglas e Marquinhos (Adilson); Escudero e André Lima (Brandão)

Treinador: Celso Roth

ATLÉTICO-PR: Renan Rocha; Wagner Diniz (Guerrón), Manoel, Fabrício e Paulinho; Deivid, Fransérgio, Cléber Santana e Marcinho (Wendel); Madson (Edigar Junio) e Pablo

Treinador: Antônio Lopes

Cartões amarelos

GRÊMIO: Edcarlos e André Lima

ATLÉTICO-PR: Fabrício, Pablo e Guerrón

Árbitro

Sálvio Spínola Fagundes Filho (SP)

Local

Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)

Fonte: TERRA.COM.BR