Ao menos nos números, Fla adota estilo do time do Barcelona

Depois de duas rodadas, time de Luxa lidera o Brasileiro em passes certos

Se o Barcelona dita a moda do futebol mundial, encantando torcedores espalhados pelos quatro cantos do planeta, o Flamengo tenta, pelo menos, utilizar as principais características do atual campeão da Liga dos Campeões para brilhar no Campeonato Brasileiro, como chegou a dizer o técnico Vanderlei Luxemburgo ainda durante a disputa do Campeonato Carioca. Depois de duas rodadas, o time lidera as estatísticas de passes certos, posse de bola e finalizações na competição, justamente os fundamentos nos quais o time espanhol mais se destaca.

Nos dois primeiros jogos, o Flamengo trocou 895 passes certos, melhor marca da competição, com um aproveitamento de 90% (terceiro colocado). Quatro dos 10 primeiros colocados individualmente são comandados por Luxemburgo. Os números ganham peso quando comparados aos dos adversários. Na goleada por 4 a 0 sobre o Avaí, foram 138 a mais do que o rival. Domingo, no empate em 3 a 3 com o Bahia, a superioridade foi ainda maior: 512 contra 199.

Na posse de bola, o Flamengo lidera com uma média de 18min44s. O pico foi contra o Bahia, quando o time teve 20mins15s (67%) contra apenas 9min51s (33%). O Avaí conseguiu estabelecer uma diferença menor, alcançando 12min37s (42%), enquanto o time de Ronaldinho Gaúcho estabeleceu a marca de 17min13s (58%). Individualmente, Egídio é o segundo jogador que mais fica com a bola na competição, com média de 3min03s.

Os passes certos e o domínio de posse bola resultaram em mais finalizações. O Flamengo está em primeiro lugar, com 39 por jogos, sendo 16 delas na direção do gol. O ataque fez sete gols e é o melhor do Campeonato Brasileiro. Ronaldinho Gaúcho e Bottinelli marcaram dois gols cada. Nos dois primeiros jogos, a diferença foi de 10 em relação ao rival (20 a 10 contra o Avaí e 19 a 9 contra o Bahia)

O próximo confronto é com o Corinthians, neste domingo, no Engenhão, em jogo que marca a despedida de Petkovic, quando Luxemburgo poderá ter a volta de Leonardo Moura e a estreia de Junior Cesar. O Flamengo ocupa a quinta colocação no Campeonato Brasileiro, com quatro pontos, enquanto o rival venceu os dois primeiros jogos e está com seis, na quarta colocação, no que será talvez o primeiro grande teste do time na competição.



Fonte: IG