Aos 45 anos, morre o espanhol Tito Vilanova, ex-treinador do Barcelona

Tito Vilanova foi jogador de futebol, mas teve uma carreira discreta. Atuou por times pequenos como Celta, Mallorca e Elche.

Morreu, nesta sexta-feira, o espanhol Tito Vilanova, aos 45 anos. Ex-treinador do Barcelona, ele saiu do time em 2013 para cuidar de um câncer na garganta. Seu estado de saúde piorou recentemente e ele teve que passar por uma cirurgia de emergência na quinta-feira. Apesar de ter ficado estável logo depois, seu estado piorou e ele não resistiu.

Tito Vilanova foi jogador de futebol, mas teve uma carreira discreta. Atuou por times pequenos como Celta, Mallorca e Elche. Encerrou sua carreira como meio-campista em 2002.

Depois disso, Tito estudou para virar treinador. Sua primeira experiência foi no Barcelona B, em 2007, mas rapidamente ele ganhou a confiança de Pep Guardiola e se tornou assistente do treinador que marcou uma era na equipe catalã. Em agosto de 2011, durante a final da Supercopa da Espanha, aconteceu um dos primeiros momentos em que Tito se destacou na mídia: ele discutiu com José Mourinho, então no Real Madrid que chegou a acertar seu olho com o dedo. Porém, em pouco tempo o espanhol e o português se reconciliaram.


Aos 45 anos, morre Tito Vilanova, ex-treinador do Barcelona

Tito descobriu o câncer em 2011 e, dois anos depois, teve que deixar o Barcelona para só tratar da doença

Fonte: Terra