Após oito anos de Ferrari, Massa quer "despedida sensacional" em Interlagos

De contrato assinado com a Williams, brasileiro afirma que sua pilotagem ainda faz diferença no circuito paulistano e sonha com vitória.

Foram oito temporadas e 137 corridas como titular da equipe mais tradicional da Fórmula 1. Com um misto de tristeza e alívio, Felipe Massa se despedirá neste fim de semana da Ferrari, após um ciclo que ele mesmo considera o mais importante de sua carreira. De malas prontas para a Williams, o brasileiro fará sua última prova pela escuderia italiana justamente diante de sua torcida. No mesmo Interlagos onde, há cinco anos, ficou a um ponto de conquistar o título mundial. Com o carro vermelho longe da forma ideal, Felipe sabe que voltar ao topo do pódio será uma missão difícil. Mas sonhar não custa nada.


Após oito anos de Ferrari, Massa quer

- A vitória, sem dúvida, seria uma despedida mais do que perfeita. Vamos tentar. Sabemos que é um momento difícil para vencer, não temos o carro mais rápido do grid, mas vamos fazer o possível neste fim de semana para termos uma despedida sensacional. Parece que o tempo não vai estar muito bom no fim de semana, quem sabe isso nos ajude. Interlagos talvez seja a pista com maiores chances de o Vettel não ganhar, porque todo ano alguma coisa acontece, vamos ver, tomara ? torce o piloto.

E Felipe tem consciência de que se despedir de uma equipe da qual é ligado contratualmente desde 2000, época em que ainda disputava uma das divisões de acesso da Fórmula 1, não será uma tarefa simples. Admitindo que espera dias melhores no time de Frank Williams, ele se considera realizado. Mesmo com a oportunidade de vencer o campeonato tendo escapado de suas mãos na última curva da corrida que decidiu a temporada de 2008, ano de sua segunda vitória na pista brasileira.

- É o encerramento de uma parte da minha carreira, na qual sempre fui muito feliz. Infelizmente não consegui vencer o campeonato, passei muito perto, mas sou um cara feliz, não tenho frustração de nada. Sou um cara abençoado, consegui muito mais do que aquilo que imaginei para a minha vida, então é um encerramento e um recomeço na minha carreira. Estou acostumado com a mesma equipe há muito tempo, então é uma mudança importante. Espero ter um resultado bacana, tenho vontade de trabalhar e a motivação para isso é 100%.

Nestes oito anos na Ferrari, Massa conquistou suas 11 vitórias e 15 poles na Fórmula 1. Duas de suas conquistas foram em Interlagos, onde largou em três ocasiões na posição de honra, de 2006 a 2008. O bom entrosamento com o circuito de 4.309 metros dá ao brasileiro a confiança necessária para fazer uma boa exibição no domingo, diante de 70 mil pessoas. Questionado se ele ainda sente que sua pilotagem faz diferença nesta pista, Felipe não teve dúvidas.

- Sinto. Dentro da pista, é impressionante. No ano passado eu tive um bom resultado aqui, larguei melhor do que o carro poderia ter largado. Na corrida tudo aconteceu, tinha uma hora que eu estava para tomar uma volta, porque erramos na estratégia, chovia, muda daqui, muda dali, até que chegou uma hora que me encontrei num safety car com chances de lutar, e consegui um pódio no final. Mas é uma pista em que tenho um resultado talvez muito forte, sempre tive. Tivemos anos difíceis, claro, mas como performance é muito bom ? salienta Massa.

Fonte: GloboEsporte