Arena Kite Brasil reúne grande público na Praia do Itaqui e premia cearenses

Arena Kite Brasil reúne grande público na Praia do Itaqui e premia cearenses

No segundo dia do Arena Kite Brasil, em Luís Correia (PI), os ventos vieram mais fortes e as pipas voaram desde cedo, colorindo a Praia do Itaqui e acirrando a disputa nas finais da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Kite, na categoria freestyle. Os cearenses mais uma vez levaram a melhor e conquistaram o pódio no masculino e feminino.

O mar "flat" (sem ondas) equilibrou a disputa das finais e levou ao pódio quem ousou nas manobras. O cearense Carlos Mário - o "BB", 16, levou a melhor e conquistou o primeiro lugar, seguido por Tomás Teixeira, Ivanildo Fernandes e Gabriel Santos. No feminino, a atual campeã brasileira, Dionéia Vieira (CE), consegui realizar excelentes manobras como 313, Blind Judge e Front to Blind, conquistando o título da etapa piauiense, deixando Estefânia Rosa com o segundo lugar.

A catarinense Samy Marins ficou em terceiro e Bruna Veras, de Barra Grande (PI), em quarto. O campeão da primeira etapa do Arena Kite Brasil, Carlos Mário, falou sobre a conquista do primeiro lugar e acredita que as condições do mar e vento ajudaram no seu resultado.

"Eu fiquei um pouco nervoso no início, mesmo já conhecendo todos os competidores, pelo nível alto dessa etapa, que estava bastante forte. O mar flat e os ventos médios me ajudaram a manobrar bem. Não esperava ganhar, mas dei o meu melhor e consegui conquistar o título. Estou muito feliz com o resultado", declarou.

A campeã, Dionéia Vieira, ficou feliz com a conquista e destaca o bom resultado da final, disputado com Estefânia Rosa, como fruto de esforço e tranquilidade.

"Estou muito feliz por conquistar essa etapa, que é uma das melhores do Brasileiro e ganhar a final disputando com a Estefânia, que é uma competidora muito forte e experiente, me deixa ainda mais feliz. Me esforcei bastante para realizar baterias bem executadas e procurei ter tranquilidade na hora de fazer as manobras. Agora é treinar para as próximas etapas e conseguir bons resultados" disse Dionéia.

Para Augusto Sampaio, presidente da ABK (Associação Brasileira de Kite), a etapa piauiense foi muito bem organizada e os atletas apresentaram um nível competitivo excelente. Ele explica que os ventos médios foram ideais para nivelar a apresentação dos atletas e deixar a disputa mais acirrada.

"Ventos muito fortes podem atrapalhar na realização das manobras, então tivemos uma velocidade boa para apresentação do freestyle, onde é possível fazer um pouso melhor e nesse caso, conta mais a habilidade de manobras no ar", explica Sampaio.

O resultado final da competição aconteceu por "single elimination", onde todos competem entre si e os juízes indicam através de notas os campeões. A Signature, coordenadora do evento, a pedido dos atletas e aproveitando a praia cheia, organizou uma competição de "Big Air" para encerrar o Arena. Foi um momento de vibração em que o público aplaudiu os melhores saltos. Nessa categoria, ganha quem voa mais alto e fica mais tempo no ar.

O resultado ficou assim: Carlos Madson (CE) em primeiro, Heliard “Cabrinha” (PI) em segundo, e Davi Morais (CE) e Gerlano Torres (CE) em terceiro e quarto. Entre as mulheres, as irmãs Brena Veras e Bruna Veras, conquistaram os dois primeiros lugares no pódio, seguidas de Mariana Veras, todas de Barra Grande (PI).

MARCAS PARCERIAS REALIZARAM AÇÕES NO EVENTO

Durante os dois dias do Arena, a movimentação na Pousada Itaqui era grande, mostrando o interesse do público da região e principalmente dos turistas, pela competição. O Sebrae-PI, um dos apoiadores do evento, esteve presente com um box divulgando o potencial turístico da Rota das Emoções, roteiro que inclui Maranhão, Piauí e Ceará; do Festival das Emoções, que acontece em outubro, além de passar informações pontuais sobre as ações da instituição e tirar dúvidas.

A Chevrolet, patrocinadora do evento e marca que apresentou a festa oficial no sábado (Sunrise), levou os seus principais lançamentos de carros e exibiu na entrada da pousada e espaço da premiação. Outras marcas parceiras também fizeram ações promocionais, como Gokite e Greenish, que presenteou os vencedores.

SUNRISE

No sábado à noite aconteceu a festa oficial do Arena, a Sunrise, na Pousada Coqueiro Beach, reunindo um grande público que curtiu até o sol nascer. Com um visual incrível do lugar e uma energia contagiante, a balada teve shows da banda Ambrosyah e dos DJs Davi Fernandez e Germano Nottingham. Foi o momento de confraternização dos atletas e interação deles com o público. Pedro Fontenele, José Cláudio Claudino e Landerson Carvalho, todos da Signature, ficaram satisfeitos e falaram do sucesso da segunda edição do evento no Piauí.

“Tudo correu como planejado e o Arena foi um sucesso tanto com a participação dos melhores nomes do freestyle no Brasil, como de público. Este ano foi uma sequência da repercussão positiva do que realizamos em 2013 e já confirma a volta do evento para 2015. Fechamos boas parcerias e recebemos incentivos importantes para que tudo acontecesse. Estamos felizes com o resultado”, declarou Fontenele.

RESULTADO FINAL – ARENA KITE BRASIL 2014 (ETAPA PIAUÍ)

FREESTYLE MASCULINO:

1º - Carlos Márcio “BB” (CE)

2º - Tomás Teixeira (CE)

3º - Ivanildo Fernandes (CE)

4º - Gabriel Santos (CE)

FREESTYLE FEMININO

1º - Dionéia Vieira (CE)

2º - Estefânia Rosa (CE)

3º - Samy Marins (SC)

4º - Bruna Veras (PI)

BIG AIR MASCULINO

1º - Carlos Madson “Romário” (PI)

2º - Heliard “Cabrinha” (PI)

3º - Davi Morais (CE)

4º - Gerlano Torres (CE)

BIG AIR FEMININO

1º - Brena Veras (PI)

2º - Bruna Veras (PI)

3º - Mariana Veras (PI)

O Arena Kite Brasil teve a supervisão da Associação Brasileira de Kitesurf – ABK e Associação Piauiense de Kitesurf – APK; coordenação da Signature e Prime; apoio do Sebrae/PI, Prefeitura de Parnaíba, Prefeitura de Luís Correia, Fecomércio e Sistema FIEP; patrocínio de Chevrolet, Greenish, Pousada Vila Itaqui, Pousada Coqueiro Beach e Rede Locações.








Fonte: David Carvalho