Atleta do arremesso de peso é pego no doping durante GP de Uberlândia

Atleta do arremesso de peso é pego no doping durante GP de Uberlândia

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) informou nesta quarta-feira que Nelson Henrique Gonçalves Fernandes, do arremesso de peso, foi pego no exame antidoping pelo uso de um estimulante, o metilfenidato. A amostra de urina foi coletada durante o GP Brasil de Atletismo, em Uberlândia (MG), no dia 7 de maio deste ano.

O laboratório credenciado pela WADA/IAAF, com sede em Montreal, no Canadá, enviou um comunicado com o resultado do teste para a CBAt em 17 de junho e no dia seguinte para o atleta. Nelson Henrique apresentou uma justificativa no dia 28, mas acabou sendo suspenso. Ele ficará afastado do esporte a partir de 4 de agosto e tem 14 dias a contar após esta data para entrar com um pedido de julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do Atletismo.

O jovem de 19 anos foi campeão sul-americano juvenil, em 2013, quando quebrou o recorde sul-americano e brasileiro de arremesso de peso, atingindo a marca de 20,93m. No mesmo ano, o atleta também conquistou a medalha de bronze no Pan-Americano juvenil, em Medellín, na Colômbia.

Fonte: Globo Esporte