Quer correr cada vez mais rápido em provas? Veja dicas importantes para aumento da sua força

Se o seu objetivo é se dar bem nas provas e correr cada vez mais rápido, é preciso que você tenha boas informações

Se o seu objetivo é se dar bem nas provas e correr cada vez mais rápido, é preciso que você tenha boas informações e preste atenção em alguns detalhes. Seguem abaixo três dúvidas frequentes daqueles que estão com disposição de turbinar a performance nas pistas.

 1) É preciso alongar antes da prova?

É muito importante que você tenha o hábito de se alongar em algum momento do seu dia, mas antes da competição é importante que você aqueça. É esse aquecimento que prepara o seu corpo para o esforço da corrida, aumentando gradativamente a temperatura dos seus músculos e o seu ritmo de respiração, por exemplo – isso permite que você consiga um melhor aproveitamento do oxigênio que respira. Apenas alongar e alinhar para a largada não funciona. Então, aproveite os minutos antes da prova e faça um aquecimento específico para você, e deixe o alongamento para de noite em casa, ou para o dia seguinte na academia, por exemplo.

2) Por que você deve reduzir o consumo de álcool?

Bebidas alcoólicas vêm sempre carregadas de calorias. Mas não é só isso, o álcool retarda o uso de gordura como combustível. Se você passa do ponto e bebe muito, seu fígado, que é responsável por centenas de tarefas, dá prioridade a uma delas: metabolizar o álcool. E deixa de processar os carboidratos, gorduras e proteínas, que acabam se acumulando em forma de gordura. O resultado desse processo, em várias ocasiões, é o ganho de peso. E na corrida, independente do seu nível, menos peso = mais performance.

3) Quanto tempo se leva para começar a correr bem?

Isso é uma questão muito pessoal e varia de corredor para corredor. Mas tenha cuidado com a falta de paciência, os bons resultados na corrida não surgem de uma hora para a outra. Independente de qual seja o seu objetivo final, se o seu negócio é desempenho, você não estará apto a alcançá-lo nas primeiras semanas (ou meses) de treino. Tenha calma e não fique buscando novas opções a todo instante, é preciso ficar de olho nos estímulos previstos na sua programação semanal. As planilhas de treino elaboradas por especialistas são uma ótima forma de atingir o seu objetivo.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook

Fonte: Globo Esporte