Nico bate Hamilton no 1º round da 'final' e fica com a pole; Massa é 4º

Britânico sai na frente no Q1 e no Q2, mas acaba sendo superado por companheiro de Mercedes na superpole. Bottas tira 3º lugar no grid de Massa nos instantes finais

O último round antes da decisão do título da temporada 2014 da Fórmula 1 aconteceu neste sábado. E quem levou a melhor foi Nico Rosberg.  No treino classificatório para o GP de Abu Dhabi deste domingo, o alemão da Mercedes viu o rival na briga pela taça, Lewis Hamilton, liderar o Q1 e o Q2, mas teve sangue frio para cravar e desbancar o companheiro de equipe no Q3 com o tempo de 1m40s480. O britânico teve a chance de dar o troco nos instantes finais, mas anotou 1m40s866 e ficou com o segundo lugar.


Foi a 11ª pole de Nico em 19 etapas no ano. Esta será a 12ª vez que a dupla da Mercedes formará a primeira fila do grid de largada. Uma dobradinha ao fim na corrida, no entanto, não interessa ao alemão. Em caso de vitória, para conquistar seu primeiro título, Rosberg precisará torcer para que Hamilton chegue no máximo em terceiro. Para isso, ele terá que contar com uma “ajudinha” dos pilotos de outras equipes.

E quem está mais bem posicionado é Valtteri Bottas, da Williams. Com o tempo de 1m41s025, o finlandês superou Felipe Massa (1m41s119) já com o cronômetro zerado e ficou com a terceira colocação, logo à frente do brasileiro, o quarto.

Em sua despedida da RBR, Sebastian Vettel largará em sexto, atrás do companheiro e algoz em 2014, Daniel Ricciardo, e a frente de seu sucessor no time, Daniil Kvyat. Outro que dará adeus a sua equipe, no caso a Ferrari, largando atrás do parceiro é Fernando Alonso, décimo no grid, com Kimi Raikkonen à sua frente. Jenson Button, da McLaren, começará em oitavo no que pode ser sua despedida da Fórmula 1.

Q1

Logo nos primeiros minutos do Q1, Hamilton e Rosberg voaram baixo, anotaram os melhores tempos e retornaram aos boxes, para poupar pneus para o restante do treino. Na disputa para avançar ao Q2 nos segundos finais, Maldonado, Grosjean, Gutiérrez e Sutil brigavam para não serem eliminados juntamente com a dupla da Caterham, Kobayashi e Stevens. Quem levou a melhor foi o alemão da Sauber, que garantiu o 15º tempo e seguiu vivo no treino.

Com o cronômetro zerado, Massa – já com a vaga garantida – encaixou uma boa volta e quase surpreendeu a dupla das Flechas de Prata. O brasileiro fez a melhor parcial nos dois primeiros setores, mas perdeu tempo no 3º setor e passou para o Q2 com o terceiro tempo. Destaque também para a força mostrada pela McLaren. Magnussen e Button avançaram no top 5.

Classificados: 1) Hamilton, 2) Rosberg, 3) Massa, 4) Magnussen, 5) Button, 6) Ricciardo, 7) Kvyat, 8) Bottas, 9) Vergne, 10) Raikkonen, 11) Hulkenberg, 12) Alonso, 13) Vettel, 14) Pérez

Eliminados: 15) Sutil, 16) Grosjean, 17) Gutiérrez, 18) Maldonado, 19) Kobayashi, 20) Stevens

Q2

Hamilton voltou a ser mais rápido no Q2. Rosberg abortou uma de suas voltas por escapar da pista, mas na sequência fez o segundo tempo. Nos instantes finais, no entanto, o alemão foi superado por Massa e Bottas, que ficaram entre ele e o britânico. A McLaren, dessa vez, cometeu um erro primário – não colocou combustível suficiente nos carros – e complicou a vida de Button e Magnussen. O veterano conseguiu se recuperar e avançou em sexto. Já o novato acabou sendo eliminado, na 11ª colocação. Raikkonen ficou com a última vaga para a superpole.

Classificados: 1) Hamilton, 2) Massa, 3) Bottas, 4) Rosberg, 5) Ricciardo, 6) Button, 7) Alonso, 8) Kvyat, 9) Vettel, 10) Raikkonen

Eliminados: 11) Magnussen, 12) Vergne, 13) Pérez, 14) Hulkenberg, 15) Sutil

Q3

Então chegou a hora de decisão. Bottas foi o primeiro a sair para a pista no Q3, seguido pelos demais pilotos, exceto a dupla da Ferrari. O finlandês anotou 1m41s321, mas foi superado em seguida pelo companheiro Massa, 1m41s119. Rosberg completou a volta a seguir e pulou para a ponta: 1m40s697. Hamilton, por sua vez, não encaixou uma volta limpa, e fez o segundo tempo, 1m41s021.

Os pilotos foram para os boxes para colocar novos jogos de pneus, para as últimas tentativas de volta rápida. Bottas fez 1m41s025 e tirou o terceiro lugar de Massa, que não conseguiu melhorar seu tempo. Rosberg, por usa vez, voou ainda mais baixo, 1m40s480, e precisava aguardar Hamilton para saber se havia garantido a pole ou não. O inglês anotou 1m40s866 e não conseguiu desbancar o rival. Ricciardo, Vettel, Kvyat, Button, Raikkonen e Alonso completaram os dez primeiros.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

Fonte: Globoesporte.com