Avaí garante vitória no final e afasta Botafogo da ponta

Com o resultado, o Botafogo perde a chance de assumir, pelo menos provisoriamente, a liderança


Avaí garante vitória no final e afasta Botafogo da ponta

O Avaí venceu o Botafogo por 3 a 2, no Estádio da Ressacada, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe da casa começou perdendo, com gol de Loco Abreu, mas conseguiu a virada ainda no primeiro tempo com gols de Robinho e Cléverson, marcando em uma linda bicicleta. Porém, o Botafogo chegou ao empate no segundo tempo, com gol de Renato. Mesmo pressionando, o Botafogo acabou tomando o terceiro no fim do jogo, com Robert aproveitando rebote de Jefferson.

Com o resultado, o Botafogo perde a chance de assumir, pelo menos provisoriamente, a liderança do campeonato. A equipe fica com 52 pontos e está na terceira posição, dois pontos atrás de Vasco e Corinthians, que jogam no domingo. O Avaí, que chegou a 29 pontos, deu um grande passo na luta contra o rebaixamento, subindo para a 18ª posição e colocando pressão em cima das outras equipes que também lutam para não cair para a Série B.

No próximo sábado, o Botafogo volta a campo para receber o Cruzeiro no Engenhão. Já o Avaí vai a São Paulo, onde enfrenta o Corinthians, no domingo, no Pacaembu.

O jogo

Precisando da vitória para chegar à liderança do campeonato o Botafogo começou pressionando e não demorou muito para abrir o placar. Logo aos 10min, Loco Abreu tocou para Antônio Carlos dentro da área, na hora do chute, o zagueiro foi travado, mas a bola sobrou para Loco Abreu que fuzilou o goleiro Felipe e abriu o placar.

Atrás no placar, o Avaí foi para cima e conseguiu o empate aos 15min. Fernandinho avançou na ponta esquerda e cruzou para Robinho, que dominou e chutou forte, sem chances para o goleiro Jefferson.

Dois minutos depois, o Avaí ficou à frente do placar com um golaço de Cléverson. Júnior Urso recebeu na entrada da área e levantou para o meia, que matou no peito e deu uma linda bicicleta, surpreeendendo o goleiro do Botafogo.

O Botafogo foi para cima, mas não conseguia passar pela defesa do Avaí e pelas boas defesas do goleiro Felipe.

No segundo tempo, Dorival Júnior mudou a equipe, colocando Elkeson no lugar de Herrera e Léo no lugar de Felipe Menezes.

As mudanças deram resultado e, aos 17min, o Botafogo chegou ao gol de empate. Após cruzamento na área, Loco Abreu ajeitou de cabeça para Renato que, também de cabeça, colocou a bola no fundo gol.

O Botafogo foi para cima em busca do gol que daria a liderança para a equipe, mas sempre parava nas defesas do goleiro Felipe, que estava em noite inspirada.

Aos 33min, o goleiro do Avaí fez uma defesa inacreditável ao pegar o chute de Maicosuel e, ainda no chão, defender o chute no rebote de Marcelo Mattos.

Pressionando sem parar, o Botafogo acabou pagando caro pelo nervosismo do seu time. Aos 35min, Lucas deu carrinho violento, ainda no campo de ataque, e acabou sendo expulso. Seis minutos depois, o Avaí chegou ao gol da vitória. Lincoln chutou de fora da área, Jefferson espalmou e, na sobra, Robert marcou, dando números finais à partida.

Ficha técnica

AVAÍ 3 x 2 BOTAFOGO

Gols

AVAÍ:

Robinho, aos 15min, Fernandinho, aos 17min do 1º tempo, e Robert, aos 41min do 2º tempo

BOTAFOGO:

Loco Abreu, aos 10min do 1º tempo, e Renato, aos 17min do 2º tempo

AVAÍ:Felipe; Daniel, Caçapa, Gian e Fernandinho; Júnior Urso, Bruno (Pedro Ken), Cléverson (Robert) e Lincoln; Robinho (Leandrinho) e William

Treinador: Toninho Cecílio

BOTAFOGO:Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Felipe Menezes (Léo) e Maicosuel (Caio); Herrera (Elkeson) e Loco Abreu

Treinador: Caio Júnior

Cartões amarelos

AVAÍ: Bruno

BOTAFOGO: Antônio Carlos e Marcelo Mattos

Cartões vermelhos

BOTAFOGO: Lucas

Árbitro

Sandro Meira Ricci (DF)

Local

Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)

Fonte: Terra