Avaí vence e afasta o Corinthians da ponta

Avaí vence e afasta o Corinthians da ponta

Com o resultado, a equipe alvinegra parou nos 28 pontos e viu o Fluminense abrir vantagem na liderança

Após vencer o Santos pela Copa Sul-Americana, o Avaí confirmou a boa fase neste domingo e derrotou o vice-líder Corinthians por 3 a 2, no Estádio da Ressacada, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Davi, Chicão (contra) e Rafael marcaram para o time catarinense, e Bruno César, duas vezes, descontou para os paulistas, que sofreram a primeira derrota sob o comando de Adilson Batista.

Com o resultado, a equipe alvinegra parou nos 28 pontos e viu o Fluminense, que derrotou o Inter por 3 a 0, abrir vantagem na liderança com 32. Já o Avaí chegou a 22 pontos e entrou na briga por uma vaga na Copa Libertadores, aparecendo na terceira posição.

O time da casa começou no ataque, mostrando muita movimentação de seus três meias Robinho, Caio e Davi. Aos 2min, Vandinho recebeu na área e tentou passe para o meio, mas Júlio César apareceu bem e fez ótima defesa. Aos 9min, porém, a pressão fez efeito: Jucilei perdeu a bola no meio, Caio tocou para Davi na área e o camisa 19 concluiu com tranquilidade, tirando do goleiro corintiano e abrindo o placar.

O Corinthians passou a dominar a posse de bola após sofrer o gol, com o Avaí recuando e esperando uma chance de contra-atacar. Com 18min, após bate-rebate na área catarinense, Jorge Henrique finalizou e a bola saiu rente à trave direita. A equipe de Antonio Lopes respondeu com duas boas chegadas de Caio e Vandinho nos minutos seguintes.

Com boas trocas de passe no meio, o time paulista ia tomando conta do jogo. Aos 27min, após jogada trabalhada, Elias dominou na área e cruzou rasteiro para a segunda trave, onde Chicão desviou para fora, perdendo grande chance. A melhor oportunidade de empatar veio com Iarley, aos 31min: após bom lance de Jorge Henrique, o atacante cabeceou com estilo na trave do goleiro Renan.

O domínio corintiano foi recompensado pouco antes do intervalo. Aos 40min, Jorge Henrique cruzou da direita e Iarley tentou dominar, mas a bola escapou; porém, Bruno César chegou de trás e bateu firme de pé esquerdo para igualar o marcador.

O Avaí voltou do intervalo mais aceso e balançou as redes logo no primeiro minuto de bola rolando. Patric escapou pela direita, fez ótima jogada individual e cruzou na pequena área; Chicão e Vandinho disputaram o lance e o zagueiro corintiano acabou desviando contra a própria meta, anotando gol contra.

O Corinthians tentou sair para o ataque em busca do empate e teve um pênalti não marcado a seu favor aos 3min, quando Jorge Henrique foi derrubado por Emerson e o árbitro Péricles Bassols mandou o jogo seguir. Quatro minutos depois, o Avaí fez o terceiro em nova bobeira da zaga paulista: após escanteio cobrado da direita, a bola ficou viva na área e Rafael completou para o gol.

A partida ficou nervosa a partir dos 15min, com os jogadores trocando empurrões, no que por pouco não se tornou uma briga generalizada. Ao fim da confusão, apenas Patric e Bruno César tomaram cartões amarelos. Com a bola rolando, o Corinthians ficou perto de diminuir aos 19min: Defederico se livrou do goleiro Renan e bateu forte, mas Patric salvou o lance em cima da linha.

Partindo para o ataque, a equipe paulista deixava espaços para o contragolpe. Porém, em uma ótima arrancada de Jucilei aos 30min, conseguiu diminuir. O volante partiu do meio de campo com a bola dominada e só foi parado na entrada da área; Bruno César, de novo, pegou a sobra e bateu com precisão de pé esquerdo para marcar. Foi o oitavo gol do meia no Campeonato Brasileiro.

Somente dois minutos depois, o Corinthians voltou a marcar - porém, o gol foi corretamente anulado. Roberto Carlos levantou a bola da esquerda e Jucilei, em posição de impedimento, se antecipou a Renan e desviou de cabeça. Pouco antes do apito final, o zagueiro Rafael ainda foi expulso, mas os comandados de Adilson não conseguiram o empate.

FICHA TÉCNICA

Avaí 3 x 2 Corinthians

Gol

Avaí: Davi, aos 9min do 1º tempo; Chicão (contra), a 1min, e Rafael, aos 7min do 2º tempo

Corinthians: Bruno César, aos 40min do 1º tempo e aos 30min do 2º tempo

Ponto Forte do Avaí

Boa movimentação e velocidade do quarteto ofensivo

Ponto Forte do Corinthians

Chegadas decisivas de Bruno César à frente e controle da posse de bola

Ponto Fraco do Avaí

Recuo excessivo após marcar o primeiro gol

Ponto Fraco do Corinthians

Tarde infeliz da defesa, que vacilou nos três gols sofridos

Personagem do jogo

Rafael, que teve atuação segura e marcou um gol, mas acabou expulso no fim

Esquema Tático do Avaí

4-5-1

Renan; Patric, Rafael, Emerson e Eltinho; Marcinho Guerreiro, Rudnei (Bruno), Robinho (Jéferson), Caio e Davi (Marcos); Vandinho. Técnico: Antonio Lopes

Esquema Tático do Corinthians

4-4-2

Júlio César; Alessandro, Chicão, William (Paulinho) e Roberto Carlos (Danilo); Ralf, Elias, Jucilei e Bruno César; Jorge Henrique e Iarley (Defederico). Técnico: Adilson Batista

Cartões amarelos

Avaí: Caio, Rudnei, Davi, Robinho, Vandinho e Patric

Corinthians: William, Bruno César e Jorge Henrique

Cartão vermelho

Avaí: Rafael

Árbitro

Péricles Bassols (RJ)

Local

Estádio da Ressacada, Florianópolis (SC)

Fonte: Terra, www.terra.com.br