Bandeira do Flamengo em camisa gera nova crise no Vasco

Conselho do clube de São Januário deve se manifestar

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A repercussão da presença de uma bandeira do Flamengo no uniforme do Vasco na partida desta quarta-feira, na vitória por 3 a 0 sobre Resende, pelo Campeonato Estadual, foi imediata. Torcedores rubro-negros manifestaram gratidão, vascaínos e opinião pública de uma forma geral nas redes sociais elogiaram a grandeza no gesto, mas houve também espaço para críticas. As mais pesadas, vindas justamente de dentro do clube. Grupos políticos se levantaram contra a decisão da diretoria e a questão pode chegar ao Conselho Deliberativo do clube.

Foi Roberto Monteiro, presidente do Conselho, quem fez as críticas mais pesadas no Twitter. Opositor de Alexandre Campello desde que seu grupo político deixou a gestão, ano passado, disse que o presidente, "na tentativa desesperada de atrair holofotes, conspurcou o que temos de mais sagrado: nossa camisa. Demagogia barata, que atenta contra as tradições vascaínas, fere o estatuto do clube e ajuda o grande responsável pela tragédia a assumir o papel de vítima".

Procurado pela reportagem, disse que o Conselho Deliberativo deve se manifestar a respeito.

Nesse assunto não tem grupo político e sim instituição e tradição. Nada contra as crianças. Solidariedade ao clube é solidariedade às crianças - afirmou Monteiro.

Membros da Sempre Vasco, encabeçada pelo Júlio Brant, também declararam desagrado. O grupo estuda publicar uma nota de repúdio à bandeira rubro-negra na camisa vascaína. Eurico Brandão, filho de Eurico Miranda e ex-vice-presidente de futebol do Vasco, integrante do Casaca, também reclamou no Twitter:

"Vasco com a bandeira do dente podre no uniforme? Tudo tem limite. Homenagens aos meninos e suas famílias sempre! Ao clube por quê? Idiotas".

Diretoria do Vasco defende gesto

Antes de a polêmica se estabelecer na oposição, Bruno Maia, vice-presidente de marketing do Vasco, deu detalhes da presença da bandeira do Flamengo na camisa do Vasco. Segundo ele, não é uma solidariedade a pessoas que estão no clube, mas à instituição. A decisão foi tomada há dias e serve, de acordo com o dirigente, para o clube de São Januário se posicionar à altura de sua história.

- Somos o clube com a história mais bonita do futebol brasileiro. Não é a vida de um flamenguista ou a de um tricolor, isso não importa. Temos solidariedade com o Flamengo enquanto instituição, na qual tantas crianças depositam seus sonhos, assim como muitas depositam no Vasco. Não é algo voltado para a diretoria, é para a instituição. É algo voltado para o futebol carioca, é uma homenagem à vida.

Maia não quis entrar em detalhes a respeito dos bastidores até a diretoria decidir pela homenagem com a bandeira e admite que há pessoas que não aprovaram a medida. O vice de marketing afirmou que há muita paixão envolvida nesse assunto e que por isso tem cuidado ao se manifestar.

- Não tomamos essa decisão de uma hora para outra. O mais importante para nós é que a vida humana está acima de qualquer coisa.

No Maracanã, a torcida respeitou em parte o minuto de silêncio em prol das vítimas da tragédia no Ninho do Urubu antes de a partida começar. Com a bola rolando, ainda no primeiro tempo, os xingamentos ao Flamengo, sem fazer referência ao incêndio, aconteceram como sempre.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES