Botafogo se impõe, vence Palmeiras e sobe para 3º posição

Com o resultado no Estádio do Engenhão, os botafoguenses chegaram a 37 pontos e passaram Flamengo

O Botafogo permanece sua escalada na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira, em jogo pela 20ª rodada do torneio, o time do técnico Caio Júnior se valeu das falhas defensivas do Palmeiras no primeiro tempo e venceu por 3 a 1. Herrera, Gustavo e Maicosuel marcaram, freando a empolgação paulista e colocando o clube alvinegro na terceira colocação do campeonato.

Com o resultado no Estádio do Engenhão, os botafoguenses chegaram a 37 pontos e passaram Flamengo e São Paulo - ambos foram derrotados e ficaram, respectivamente, com 36 e 35. Já o Palmeiras, que jogou desfalcado e havia vencido o Corinthians em clássico na última rodada, permaneceu com 32 pontos e ficou a oito do líder. De quebra, seguiu na sexta posição, fora da zona da Libertadores 2012.

Jogando em casa, o Botafogo não vacilou e abriu o placar aos 3min do primeiro, logo no primeiro vacilo defensivo palmeirense: após cobrança de escanteio pela esquerda, Herrera apareceu no meio da zaga alviverde e, sozinho, cabeceou para o gol de Deola. Ao Palmeiras, sobravam as tentativas de resposta com Marcos Assunção, que cobrou falta para fora aos 5min e escanteio muito forte aos 13min.

Melhor em campo, o Botafogo quase ampliou aos 18min, em pancada de Maicosuel da meia-lua que Deola espalmou. O goleiro, porém, nada pôde fazer cinco minutos depois: após falta cobrada pela direita, a defesa alviverde se desencontrou, e a bola sobrou para Gustavo escorar na pequena área e ampliar o marcador. Acuado, o Palmeiras mudou ainda no primeiro tempo, com Ricardo Bueno estreando no lugar de Tinga. Mesmo assim, o time não conseguia eficiência para atacar.

No segundo tempo, o Palmeiras seguiu sem criar, e o Botafogo aproveitou: aos 17min, Cicinho perdeu a bola na lateral para Elkeson. O botafoguense lançou Maicosuel, que ganhou de Leandro Amaro, invadiu a área pela direita e bateu no canto de Deola. O Palmeiras, mais uma vez, tentou a resposta em cruzamento - mas a bola pela esquerda na cabeça de Ricardo Bueno, aos 21min, foi para fora.

De quebra, o dominado Palmeiras quase levou o quarto gol. Primeiro, aos 25min, em passe de Elkeson que Loco Abreu não alcançou; depois, aos 29min, em falta de Fábio Ferreira cobrou da entrada da área na barreira. Aos 35min, Herrera ainda teve nova chance, mas bateu fraco e facilitou para Deola. Em festa, a torcida no Engenhão gritava "olé" no fim do jogo.

Aos 46min, Marcos Assunção ainda conseguiu diminuir, em falta cobrada por Marcos Assunção que desviou na barreira antes de entrar. Mas era tarde: derrotado, o Palmeiras volta a entrar em campo no domingo, quando recebe o Cruzeiro no Estádio do Pacaembu, às 16h (de Brasília), pela 21ª rodada do Brasileiro. Simultaneamente

Ficha técnica

BOTAFOGO 3 X 1 PALMEIRAS

Gols

BOTAFOGO:

Herrera, aos 3min do 1º tempo; Gustavo, aos 23min do 1º tempo; e Maicosuel, aos 17min do segundo tempo

PALMEIRAS:

Marcos Assunção, aos 46min do 2º tempo

BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Gustavo, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos (Lucas Zen), Renato, Maicosuel (Felipe Menezes) e Elkeson; Herrera (Caio) e Loco Abreu

Treinador: Caio Júnior

PALMEIRAS: Deola; Cicinho (João Vitor), Thiago Heleno (Leandro Amaro), Henrique e Gabriel Silva; Chico, Márcio Araújo, Marcos Assunção e Tinga (Ricardo Bueno); Rivaldo e Fernandão

Treinador: Luiz Felipe Scolari

Cartões amarelos

BOTAFOGO: Cortês e Elkeson

PALMEIRAS: Cicinho e Rivaldo

Árbitro

Francisco Carlos Nascimento (AL)

Local

Estádio Olímpico João Havelange, no Rio de Janeiro (RJ)



Fonte: Terra