Sarah Menezes conquista o ouro no Pan-americano da Costa Rica

Sarah Menezes conquista o ouro no Pan-americano da Costa Rica

No sábado, Sarah Menezes (48kg), Felipe Kitadai (60kg), Luiz Revite (66kg) e Rafaela Silva (57kg) foram campeões

Com um total de oito medalhas de ouro, o Brasil foi campeão do Pan-americano disputado na Costa Rica. Na sexta-feira, os judocas mais pesados faturaram metade dos títulos. Um dia depois, os competidores do país repetiram a dose em San José e garantiram o triunfo do País.

No sábado, Sarah Menezes (48kg), Felipe Kitadai (60kg), Luiz Revite (66kg) e Rafaela Silva (57kg) foram campeões, enquanto Ketleyn Quadros (57kg), Érika Miranda (52kg), Charles Chibana (66kg) e Bruno Mendonça (73kg) ficaram com a medalha de bronze.

Desta forma, o Brasil terminou com oito ouros, duas pratas e seis bronzes na competição individual. Cuba, maior rival do País nas Américas, conquistou apenas quatro medalhas douradas. Todos os atletas brasileiros ficaram entre os cinco primeiros colocados e 16 dos 18 competidores chegaram ao pódio.

"No início de um ciclo olímpico, participar de um Campeonato Pan-americano com ainda mais importância depois das mudanças nas pontuações para o ranking mundial fortalece a autoestima dos nossos atletas e o trabalho da comissão técnica", analisou Ney Wilson, gestor técnico das equipes adultas.

O título pan-americano garante aos atletas 400 pontos no ranking mundial. Para Sarah Menezes, a conquista teve um gosto ainda mais especial, já que ela passou pela argentina Paula Pareto apenas no golden score por conta de uma penalização da adversária e na final derrotou a cubana Dayaris Mestre por um wazari e um yuko."Foi muito bom ganhar esse título! Essa cubana me atrapalhou dois anos seguidos e estava engasgada. Ganhar dela e ainda mais jogando foi muito especial. Agora elas (Paula Pareto e Dayaris Mestre) vão ter mais respeito", desabafou a atual campeã olímpica.

Além dos atletas que medalharam neste sábado, foram ouro Mayra Aguiar (78kg), Victor Penalber (81kg), Renan Nunes (100kg) e Rafael Silva (+100kg). Katherine Campos (63kg) e Tiago Camilo (90kg) ficaram com a prata e Rochele Nunes (+78kg) e Luciano Corrêa (100kg), com o bronze.

Neste domingo, o Pan-americano de 2013 chega ao fim com a disputa por equipes. No masculino, Brasil e Cuba protagonizam um confronto de alto nível técnico logo na estreia. No feminino, o Brasil faz a primeira luta da competição contra a Guatemala e, se passar, pega logo na sequência a poderosa Cuba.

Fonte: Terra