Vôlei: Brasil vence a Rússia, e avança à semi da Liga Mundial

A ideia dos jogadores do Brasil era mudar o final da história nesta quinta-feira, na partida de estreia na fase final da Liga Mundial

Brasil comemora mais um ponto contra a Rússia | Divulgação/FIVB
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cada vez que os olhos encontram Dmitriy Muserskiy, um filme passa pela cabeça. Aquele gigante de 2,18m remete a uma derrota amarga na final das Olimpíadas de Londres. Quem estava lá não esquece. Nem ela, nem as outras três que vieram na sequência. A ideia dos jogadores do Brasil era mudar o final da história nesta quinta-feira, na partida de estreia na fase final da Liga Mundial, que está sendo disputada em Florença. Conseguiram. Com uma atuação muito segura, resistiram às investidas de Muserskiy e às provocações de Spiridonov, o "Tintim". Mostraram que a fase turbulenta ficou para trás e que estão dispostos a brigar pelo décimo troféu da competição: 3 sets a 1, parciais de 26/24, 22/25, 25/23 e 25/22.

Com o resultado, a seleção avançou à semifinal. O próximo compromisso será contra o Irã, nesta sexta-feira, às 12h30 (de Brasília). O SporTV transmite ao vivo e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.

A vitória tem um gostinho ainda mais especial para Wallace. Em maio, o oposto esteve diante de Muserskiy no Mundial de Clubes. Deixou o Mineirinho triste ao ver o seu Cruzeiro ser batido pelo Belogorie Belgorod do central. Na nova oportunidade, não economizou: foi o maior pontuador do confronto com 23 acertos. Do outro lado, Nicolay Pavlov foi quem mais pontos marcou: 18. Muserskiy terminou com 13.

- O time mostrou todo o sofrimento que teve para chegar até aqui. Não foi nada fácil. A gente sabe a pressão que sofreu durante a fase preparatória. Fazia tempo a gente não vencia a Rússia. Ganhar é sempre bom. E foi merecido. O time inteiro jogou muito bem. Agora é seguir nesse patamar aí. Vamos ter só a crescer - disse Wallace.

O jogo

O Brasil entrou na partida perdendo uma opção de troca no banco. Com um estiramento na panturrilha direita, o ponteiro Lipe terá de ficar fora de toda a fase decisiva. Dentro de quadra, seus companheiros encaravam os russos, jogavam a pressão para o outro lado. O bloqueio duplo caçava Muserskiy, Sidão fazia estragos no saque e a equipe abria 12/8. Wallace comemorava a cada vez que passava pela marcação do gigante. Apesar dos quatro pontos que separavam os times no placar e do maior volume de jogo do Brasil, Muserskiy parecia ter a certeza de que a situação estava sob controle. Dono do melhor saque da competição, foi para o serviço e diminuía a vantagem para 15/14. Bernardinho tratava de frear a reação pedindo tempo. Mas não demoraria para que o empate chegasse. Pavlov aparecia para fazer 17/17.

O sinal de alerta estava ligado. Murilo também. Parava Pavlov e atacava com inteligência. Os adversários insistiam e conseguiam a virada após um ataque de Wallace para fora (22/21). Bernardinho pedia calma. A seleção respondia. Wallace bloqueava e deixava o time a um ponto de fechar o set. Se Lucão errava o saque, Wallace recuperava a vantagem novamente. E dessa vez, Lucarelli não perdoava: 26/24.

O Brasil tinha pressa e dava pouco tempo para os russos respirarem (4/1). Spiridonov deixava o banco e ia para a quadra. A muralha também crescia diante dos olhos de Wallace. Com a nova formação, os rivais davam o troco e abriam 7/4. Mas os nervos estavam no lugar. Bruninho distribuía bem as jogadas e equilibrava novamente as ações. Foi o suficiente para que "Tintim" começasse com as provocações na rede. As mesmas que na Liga Mundial passada fez Bernardinho se queixar da postura e chamar de louco. Só que os brasileiros davam de ombros. Ele continuava tentando tirar a concentração dos adversários, gritando a cada bola que colocava no chão (22/18). O volume ia abaixando com a aproximação da seleção (23/22). O sufoco seria logo contornado e a Rússia ficava com a parcial: 25/22.

Enquanto comemoravam, a seleção trabalhava e se distanciava (12/9). Os erros de saque davam sua contribuição para que a Rússia tomasse o comando do marcador. No meio do caminho, Spiridonov era advertido pela arbitragem com um cartão amarelo (21/18). Era avisado que o set ainda não tinha acabado e que o dono, após uma grande recuperação, vestia amarelo: 25/23.

Os atuais campeões olímpicos e da Liga Mundial passavam por um momento delicado. A seleção fechava bem os espaços da quadra. Atacava com vontade e tirava os sorrisos dos rostos dos carrascos (14/12). Sem piedade. A vitória se aproximava a passos largos. E dessa vez o final, após uma pancada de Wallace, era feliz: 25/22.

AS EQUIPES

Brasil - Bruninho, Wallace, Lucão, Sidão, Murilo, Lucarelli e Mário Jr (líbero). Entraram: Vissotto, Rapha e Éder. Técnico: Bernardinho.

Rússia - Apalikov, Grankin, Pavlov, Biriukov, Savin, Musersky e Ermakov (líbero). Entraram: Zemchenok e Spiridonov. Técnico: Andrey Voronkov.

TABELA DE JOGOS DA FASE FINAL *

Grupo H

16/7 - Itália 3 x 0 Estados Unidos - 25/22, 25/21 e 26/24

17/7 - 15h30 - Estados Unidos x Austrália

18/7 - 15h30 - Austrália x Itália

Grupo I

16/7 - Irã 2 x 3Rússia - 25/18, 18/25, 21/25, 37/35 e 8/15

17/7 - 12h30 - Rússia 1 x 3 Brasil

18/7 - 12h30 - Brasil x Irã

Semifinais

19/7 - 12h30 - 1º H x 2º I

19/7 - 15h30 - 1º I x 2º H

Disputa do terceiro lugar

20/7 - 12h30 - perdedores das semifinais

Final

20/7 - 15h30 - vencedores das semifinais



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES