Brasil leva a medalha de bronze da Copa do Mundo

Brasil leva a medalha de bronze da Copa do Mundo

Time brasileiro venceu Portugal por 4 lutas a 0. Japão foi o campeão

O Brasil havia perdido a chances de disputar o ouro, mas não desperdiçaria a medalha de bronze. Neste sábado, no lotado Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, o time brasileiro venceu Portugal por 4 lutas a 0 e garantiu o terceiro lugar no pódio da Copa do Mundo de judô por equipes, que reuniu oito das principais escolas do judô mundial. O Japão ficou com o título da competição, seguido da Coreia do Sul.

Bruno Mendonça (-73kg) abriu o marcador para o Brasil vencendo Jorge Fernandes por yuko. Na luta seguinte, o baiano Maicon França (-81kg) empatou com João Neto. O Brasil fez 2 a 0 com Tiago Camilo, que bateu Diogo Lima por yuko. Na seqüência, Luciano Corrêa (+90kg) levantou a torcida com um ippon em João Taveira. Alex Pombo (-66kg) fechou o placar em 4 a 0 com ippon em Sergiu Oleinic.

- O judô é um esporte individual, mas neste tipo de torneio mostra o quanto cada parte do grupo é importante. O torneio por equipes é a prova de quanto cada um precisa do outro no dia a dia - resumiu o campeão mundial Luciano Corrêa.

A final entre Japão e Coréia do Sul foi emocionante. Após o empate na primeira rodada entre o japonês Riki Nakaya (-73kg) e o coreano Gui-Man Bang, a Coreia fez 1 a 0 no placar com Ki-Chun Wang (-81kg), que foi favorecido por um golpe inválido de Masahiko Tomouchi. Masashi Nishiyama bateu o coreano, atual campeão mundial, Kyu-Won Lee por wazari. O Japão chegou ao segundo ponto com Yasuyuki Muneta (+90kg), que venceu por ippon Sung-Min Kim. Na última luta, Tatsuaki Egusa e o campeão olímpico Min-Ho Choi empataram.

- Gostei da competição e o nível foi muito bom. O Japão teve muita união e estratégia para ser campeão desta Copa do Mundo - analisou o bicampeão mundial Yasuyuki Muneta.

Fonte: GloboEspote, www.globoesporte.com