Brasileirão começa com atenção exclusiva de 15 dos 20 clubes

Queda precoce de gigantes na Taça Libertadores diminui rotina de poupar titulares nas primeiras rodadas da competição nacional

Com a queda precoce da maioria dos times brasileiros na Libertadores - só o Santos permanece vivo -, o Campeonato Brasileiro terá um início bem mais animador em relação aos anos anteriores, quando escalar reservas era uma rotina nos primeiros jogos. Agora, equipes como Corinthians, Fluminense, Internacional, Grêmio e Cruzeiro, já eliminados, vão com força máxima desde o início na competição nacional, assim como gigantes que saíram cedo da Copa do Brasil, como Flamengo, São Paulo, Palmeiras e Botafogo.

Dos 20 times da Série A, apenas cinco iniciam o Brasileiro com a preocupação de disputar uma competição paralela: Avaí, Ceará, Coritiba e Vasco, na semifinal da Copa do Brasil, além do Santos, na Libertadores. No ano passado, eram oito os clubes que ainda dividiam a atenção: Santos, Atlético-GO, Grêmio, Vitória, Flamengo, São Paulo, Inter e Cruzeiro. Em 2009, nove: Sport, Palmeiras, Corinthians, Inter, Fluminense, Cruzeiro, Flamengo, Vitória e Grêmio. Desta vez, a largada da competição nacional terá duelos eletrizantes como Fluminense x São Paulo, Botafogo x Palmeiras, e Grêmio x Corinthians, por exemplo. Em todos esses clássicos e jogos envolvendo os 15 clubes que não disputam outro torneio, será vista força máxima.

Fonte: Globo Esporte, www.globoesporte.com