C. Ronaldo brilha, Portugal vence Holanda e avança

C. Ronaldo brilha, Portugal vence Holanda e avança

Com isso, Portugal foi a seis pontos e se classificou para as quartas de final em segundo no Grupo B

Depois de ser criticado por perder chances claras na vitória de Portugal sobre a Dinamarca, na última rodada da Eurocopa, Cristiano Ronaldo deu a resposta em grande estilo neste domingo. Com dois gols, o atacante quebrou um jejum de mais de sete meses pela seleção e liderou os portugueses ao triunfo por 2 a 1 sobre a Holanda, em Kharkiv, na Ucrânia. Com isso, Portugal foi a seis pontos e se classificou para as quartas de final em segundo no Grupo B, enquanto os holandeses terminaram a competição sem pontuar.

Graças ao show de Cristiano Ronaldo, que ainda acertou duas bolas na trave, Portugal terminou logo atrás da Alemanha, que também neste domingo venceu a Dinamarca por 2 a 1 e foi a nove pontos. Nas quartas, os portugueses encaram a República Checa, primeira colocada do Grupo A. O confronto decisivo por uma vaga nas semifinais da Euro será na próxima quinta-feira, em Varsóvia, na Polônia, às 15h45 (de Brasília).

Se por um lado o atacante do Real Madrid quebrou um longo jejum pela seleção - o jogador não marcava desde 15 de novembro do ano passado, quando foi à rede duas vezes na goleada por 6 a 2 sobre a Bósnia, pelas Eliminatórias da Euro - e garantiu a classificação lusitana, a Holanda acabou confirmando o vexame na competição europeia. Com três derrotas, os holandeses fizeram sua pior campanha da história na Euro.

O jogo

Ainda com esperanças de classificação em caso de vitória, a Holanda começou melhor o jogo na Ucrânia. Logo aos 10min, Van der Vaart abriu o placar em Kharkiv, dando a impressão de que os holandeses salvariam sua honra na Eurocopa. O meia recebeu de Robben na entrada da área, ajeitou e bateu colocado, sem chances de defesa para o goleiro Patrício.

No entanto, não demorou para que Portugal começasse a se impor no jogo, principalmente com um Cristiano Ronaldo inspirado. O atacante já tinha acertado a trave quando marcou o seu primeiro na partida. Aos 27min, a Holanda errou na saída de bola, João Moutinho avançou e fez o passe enfiado para Cristiano, que bateu na saída do goleiro Stekelenburg. Ainda no primeiro tempo, Ronaldo chutou de muito longe e o arqueiro holandês evitou a virada lusitana.

No segundo tempo, a Holanda bem que tentou ser mais ofensiva para buscar a vitória que ainda a deixaria com chances de classificação, mas Ronaldo voltou a desequilibrar para definir o jogo. Portugal já havia tido um gol anulado, além de perder outras duas chances claras, com Coentrão e Nani, quando o atacante do Real recebeu bola na área no contragolpe lusitano, cortou a marcação e bateu forte rasteiro, decretando a virada, aos 28min.

Até o apito final em Kharkiv, os holandeses demonstraram disposição para tentar evitar ao menos a terceira derrota na Euro. O dia, porém, era mesmo de Portugal, que ainda viu Van der Vaart, melhor jogador da Holanda na partida, carimbar a trave em mais um chute colocado. No fim, a seleção laranja pagou o preço por um futebol sem brilho e terminou mesmo sem pontuar em seus três jogos, eliminada ainda na primeira fase.

Fonte: Terra