Cafu apresenta Cafusa, bola oficial da Copa das Confederações

Cafu apresenta Cafusa, bola oficial da Copa das Confederações

"Não tem nada a ver com o meu nome, é só coincidência!", brinca o capitão do penta. Nome mistura "carnaval", "futebol" e "samba".

O ex-lateral-direito Cafu, capitão da Seleção na conquista do penta em 2002, apresentou neste sábado a bola que será usada na Copa das Confederações em 2013, no Brasil: a Cafusa. Fabricada pela Adidas, a peça foi revelada durante o sorteio dos grupos do torneio.

A expressão "cafuzo", com z, é usada para designar no Brasil os indivíduos que nasceram da miscigenação entre índios e negros. Segundo Cafu, para a Fifa a palavra Cafusa é também uma mistura de "carnaval", "futebol" e "samba".

- Não tem nada a ver com o meu nome, é só coincidência! Tenho certeza que essa bola vai dar um show de gol - disse o capitão do penta.

Para a Copa do Mundo, a Adidas e a Fifa fizeram recentemente uma eleição popular que definiu o nome da bola de 2014: Brazuca superou Bossa Nova e Carnavalesca e batizou a substituta da Jabulani.

Após o sorteio da Copa das Confederações em São Paulo, a Adidas divulgou que a Cafusa foi Criada pelo mesmo time de designers responsável pela concepção da Tango 12, que foi usada na última Eurocopa.

Segundo a empresa, a Cafusa combina a tecnologia de alta performance a estética local. "O nome e suas cores vibrantes refletem a identidade nacional com particular destaque para o Cruzeiro do Sul, constelação retratada na bandeira do Brasil", diz a Adidas.

Cada Cafusa é composta por 32 gomos, ligados entre si por uma união térmica, com tecnologia semelhante à da Tango 12. A bola terá versões que custarão de R$ 49,90 a R$ 399,90.

Para apresentar a Cafusa à torcida, a Adidas organizará uma exposição com 10 bolas gigantes, cada uma com dois metros de diâmetro, em várias cidades do país até junho de 2013.

Fonte: GloboEsporte