Caic da Vila Bandeirantes disputa campeonatos de handebol

O Piauí vai ser representado por duas equipes, sendo uma delas a equipe do Caic.

As equipes de handebol masculina e feminina, de alunos com idade entre 15 e 16 anos, do Centro de Aprendizagem e Integração de Curso (Caic) Balduino Barbosa de Deus, localizado na Vila Bandeirantes, zona Leste de Teresina, participam de 13 a 17 de abril, em Itajaí/SC, das finais da Copa Petrobras. O evento vai contar com cerca de 20 escolas de todo o país. O Piauí vai ser representado por duas equipes, sendo uma delas a equipe do Caic.

?Chegando de lá, vamos disputar de 20 a 24 de abril, a Copa Nordeste de Seleções, em Camaçarí/BA. No mês seguinte, disputaremos o Campeonato Brasileiro, de 25 a 29 de maio, em Campo Grande/MS?, diz o professor Giuliano Ramos, um dos coordenadores das equipes, acrescentando que a Copa Petrobras tem uma premiação muito boa. Ele acredita que o sucesso das equipes de handebol deste Caic é fruto do projeto Bola na Mão, Gol Cidadão, implantado há seis anos naquela escola, a partir de uma parceria da Seduc e da Federação Piauiense de Handebol.

No ano passado, a equipe foi vice-campeã feminina e terceiro lugar masculina das Olimpíadas Escolares realizadas em Poços de Caldas/MG, campeã e vice-campeã na etapa regional da Copa Petrobras. De acordo com o professor Raimundo Batista, da Gerência do Ensino Fundamental da Seduc, a parceria com a Federação Piauiense de Handebol foi firmada em 2004, contemplando somente o Caic Balduino Barbosa de Deus, onde todo o material esportivo como bolas, redes e coletes, foi patrocinado pela federação. ?Nossa responsabilidade são os professores, no caso o Giuliano e o Edmilson, oferecendo esta prática esportiva no contra-turno escolar para alunos carentes da periferia?, explica Batista.

Caic

O Caic é um projeto que deriva do Programa de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente e surgiu da necessidade de canalizar recursos em caráter preventivo, de forma a efetivar o artigo 277 da Constituição Federal. O Caic visa o desenvolvimento global do indivíduo através de equipes multidisciplinares, cujas ações são fundamentadas num projeto político-pedagógico que contempla a educação transformadora, a construção da cidadania e a transcendência. ?Depois deste projeto (Bola na Mão, Gol Cidadão), o Caic teve uma melhora gratificante. Já tem um projeto de judô, Escola Aberta no fim de semana e música. Fomos ampliando os projetos, não só com o handebol, como em todas as outras áreas?, afirma o professor Giuliano. E acrescenta que desta forma o projeto contribui para tirar as crianças da rua, violência, drogas e álcool.

Hoje os alunos já apresentam as melhores notas do colégio. Recentemente foi conquistada uma aprovação na Universidade Estadual do Piaui (Uespi), no curso de Educação Física, servindo de exemplo e motivação para os outros alunos. No Piauí, existem quatro unidades escolares neste sistema, sendo três em Teresina e uma no município de Oeiras. O Caic Balduino Barbosa de Deus tem, atualmente, 100 alunos com idade de 8 a 18 anos.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br