CAIC: time que orgulha o esporte piauiense

O time conseguiu o título inédito com a conquista do vice-campeonato mundial escolar, disputado na cidade de Trabzon, na Turquia, em junho deste ano

Handebol | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O nome CAIC/Balduíno virou sinônimo de glórias e conquistas para a torcida do handebol piauiense. O ponto máximo dessa bela história veio já neste ano, com a conquista do vice-campeonato mundial escolar de handebol, que foi disputado na cidade de Trabzon, na Turquia, em junho.

O título inédito deu ao time comandado pelo treinador Giuliano Ramos o status de ser uma das principais equipes da região Nordeste e também do país na modalidade. Se antes eles eram uma equipe promissora, agora são o centro das atenções. Em meio à incessante atividade do time (as competições seguem acontecendo), o professor Giuliano Ramos comentou sobre esse contexto que joga todos os olhares para o tradicional time piauiense.

“A partir do momento em que o time começa a ficar entre os melhores do Brasil e agora entre os melhores do mundo, passa-se a trabalhar em dobro. Batalhamos muito para chegar aonde estamos. Mas é preciso mais trabalho ainda para nos mantermos no atual patamar, como campeões brasileiros e pentacampeões do Nordeste, nessa categoria. É difícil, complicado, mas com muito esforço estamos conseguindo manter a hegemonia entre os estados do Nordeste, estando também entre os melhores times do Brasil”.

O time disputou na semana passada a seletiva para a escolha do representante piauiense na etapa de João Pessoa/PB dos Jogos Escolares da Juventude (15 a 17 anos), que serão realizados no mês que vem, e ficou com a vaga. “No ano passado chegamos à final e infelizmente perdemos. Agora, esperamos representar bem o Piauí novamente e conseguir vencer a competição”, complementa o professor.

O primeiro passo de uma geração nova


Ainda sobre os Jogos da Juventude, Giuliano avaliou a participação do time na etapa de Londrina/PR, onde atuaram atletas na faixa dos 12 a 14 anos. “Foi uma participação muito boa, com um grupo mais jovem, uma geração nova.

Conseguimos, no masculino e no feminino, ficar no terceiro lugar do Brasil. São atletas “verdes” ainda, e essa foi a primeira competição deles. Ou seja, é o primeiro passo. Mas conseguir o bronze logo na primeira disputa é um começo e tanto - na verdade é o início de um caminho sólido para novas conquistas”.

Na semana passada começou a Copa Nordeste de Handebol Juvenil, sediada em Teresina. E é claro que o CAIC Balduíno novamente é o time mais observado.

Nesta competição, há a particularidade da participação dos atletas mais novos do grupo de Giuliano como um time separado, o GHC, enquanto o CAIC é representado pelos atletas mais experientes - muitos deles do time que conquistou o vice-mundial escolar em Trabzon. Logo na estreia as duas equipes se enfrentaram e o time “maior” ficou com a vitória por 34 a 22.

Destaque na equipe do handebol

Marcos Vinícius Vieira, de 17 anos, é um dos destaques da equipe que viajou à Turquia. Ele ressalta que o título não veio por acaso. “Já estamos nessa caminhada há dois anos, trabalhando basicamente a mesma equipe. O mundial era uma das metas. Fomos lá, fizemos bons jogos e representamos bem o Brasil. Aqui na competição realizada no Piauí não será diferente. Daremos o nosso máximo, sempre”, diz o jogador.

Ao falar do esporte, o atleta demonstra toda a sua paixão. “Quando me perguntam o que o handebol significa na minha vida, eu costumo responder com a afirmação de que o handebol é a minha vida. Vivo em prol desse esporte.

Se vou à academia de manhã é para melhorar meu desempenho no handebol. Se estudo com dedicação é para conseguir uma bolsa em uma universidade e jogar handebol. Enfim, tudo o que faço é voltado para essa atividade”, resume. Sem sombra de dúvida, o CAIC/Balduíno é hoje um dos orgulhos do esporte piauiense.





Fotos: José Alves Filho

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES