Campeonato Brasileiro: Conca marca no fim, Fluminense se mantém líder e complica o Avaí

Campeonato Brasileiro: Conca marca no fim, Fluminense se mantém líder e complica o Avaí

O resultado levou o time das Laranjeiras a 51 pontos na competição, quatro a mais que o Corinthian

Com uma atuação de pouca inspiração e muita insistência nas bolas paradas, o Fluminense superou o Avaí nesta quarta-feira, em Volta Redonda, venceu por 1 a 0 e segurou a liderança do Campeonato Brasileiro. O meia Darío Conca, principal articulador da equipe, não teve uma de suas melhores atuações, mas marcou o gol decisivo na segunda etapa após sobra de jogada de escanteio.

O resultado levou o time das Laranjeiras a 51 pontos na competição, quatro a mais que o Corinthians - que ainda enfrenta o Botafogo nesta rodada. Já o Avaí, com a derrota, parou nos 28 pontos e segue fortemente ameaçado pelo rebaixamento.

Embalado pela torcida que compareceu em bom número ao Estádio Raulino de Oliveira, o Fluminense já começou a partida ameaçando o Avaí na bola parada. Aos 3min, Conca bateu escanteio, Leandro Euzébio cabeceou e a bola cruzou a pequena área sem ninguém conseguir desviar para dentro, em um lance incrível.

Com Robinho, Davi e Jéferson postados atrás do atacante Marcelinho, o time catarinense mostrava muita movimentação na frente e complicava os donos da casa com passes rápidos. Aos 7min, Davi recebeu bom passe, invadiu a área e bateu para fora com perigo, assustando o goleiro Rafael.

O time tricolor aos poucos foi assumindo o controle da posse de bola, mas pecava pela falta de velocidade e só chegava com bolas paradas. Aos 13min, Conca bateu falta para a área, Washington raspou de cabeça e Zé Carlos mostrou muito reflexo para defender.

A resposta avaiana veio aos 20min. Após vacilo de Leandro Euzébio, Marcelinho dominou e chutou de bico da entrada da área, mas Rafael fez grande defesa para impedir o gol. Com Deco recuando demais para receber a bola, o Fluminense dependia demais da inspiração de Conca na frente, mas o argentino era seguido de perto pelos volantes.

A última chegada da primeira etapa foi da equipe anfitriã, mas, de novo, não foi com a bola rolando. Aos 34min, Conca ergueu a bola na área em cobrança de escanteio, Gum cabeceou firme para o chão e obrigou Zé Carlos a outra excelente intervenção. Em ritmo lento, o time de Muricy Ramalho foi para o intervalo com o 0 a 0 no placar.

O Fluminense começou a segunda etapa com outra postura, indo para cima e acuando o Avaí no campo de defesa. Porém, faltavam jogadas bem articuladas. Aos 7min, Júlio César recebeu a bola em boa posição na esquerda, mas chutou muito mal e facilitou a defesa de Zé Carlos. Dois minutos depois, novo escanteio: Conca bateu, Leandro Euzébio cabeceou e o goleiro do Avaí fez outra defesa espetacular.

Com seu principal armador desaparecido em campo, os cariocas seguiam dependendo da bola parada. Aos 13min, Deco cobrou escanteio e a bola passou por toda a extensão da área, mas Leandro Euzébio não conseguiu desviar na segunda trave.

Apático na segunda etapa, o Avaí só conseguiu chegar aos 21min, quando Batista roubou uma bola na intermediária e arriscou de longe para fácil defesa de Rafael. Muricy mexeu na equipe da casa pouco depois, tirando Deco e colocando Marquinho pela meia esquerda. Do outro lado, Edson dos Santos sacou Jéferson para a entrada de Roberto, dando companhia a Marcelinho no ataque.

Aos 26min, Mariano, convocado por Mano Menezes para a Seleção Brasileira, finalmente apareceu no jogo: ele trouxe da direita para o meio e arriscou de pé canhoto, mas mandou longe da meta. Três minutos depois, o Avaí quase abriu o placar em cobrança de falta de Pará.

A resistência catarinense finalmente foi vencida aos 36min. Marquinho bateu escanteio, Gum desviou de cabeça e Conca, livre na segunda trave, teve tranquilidade para dominar e balançar as redes do Avaí, definindo o marcador. O Fluminense ainda teve chances no contra-ataque depois que os visitantes se lançaram à frente em busca do empate, mas o jogo terminou mesmo 1 a 0.

FICHA TÉCNICA

Fluminense 1 x 0 Avaí

Gol

Fluminense: Conca, aos 36min do 2º tempo

Ponto Forte do Fluminense

Levou muito perigo nas bolas paradas durante toda a partida

Ponto Forte do Avaí

Jogou melhor no primeiro tempo, apostando na velocidade de seus homens de frente

Ponto Fraco do Fluminense

Sem a inspiração costumeira de Conca, mostrou muita dificuldade em armar jogadas pelo meio

Ponto Fraco do Avaí

Ficou muito recuado na segunda etapa e parou de ameaçar a defesa tricolor

Personagem do jogo

Conca, que decidiu a partida a favor do Fluminense mesmo longe de suas melhores atuações

Esquema Tático do Fluminense

4-4-2

Rafael; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Júlio César; Diogo (André Luís), Fernando Bob (Valencia), Deco (Marquinho) e Conca; Rodriguinho e Washington. Técnico: Muricy Ramalho

Esquema Tático do Avaí

4-2-3-1

Zé Carlos; Patric, Emerson, Emerson Nunes e Pará; Rudnei (Marcos) e Diogo Orlando; Robinho, Davi (Batista) e Jéferson (Roberto); Marcelinho. Técnico: Edson dos Santos

Cartões amarelos

Fluminense: Leandro Euzébio

Avaí: Zé Carlos e Marcos

Árbitro

Luiz Flávio de Oliveira (SP)

Local

Estádio Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)

Fonte: Terra, www.terra.com.br