Capoeiristas piauienses participam de evento na Colômbia; confira

Esportistas seguem viagem nesta terça-feira para participar do evento.



O Piauí vai estar bem representado no Encontro da Capoeira que acontece de 29 de junho a 3 de julho,

em Bogotá, na Colômbia. Mestre Bobby, da Escola de Capoeira, juntamente com os professores Jefinho,

Gustavo, Baixinha e instrutor Pé Preto, segue viagem nesta terça-feira para participar do evento. Já nos dias 1 e 2 de julho haverá um Curso de Capoeira com Mestre Capixaba.

O evento é supervisionado pelo professor Gustavo e Mestre Capixaba, organizado pelo instrutor Richard (Gigante) e instrutores Felino, Juba, Ouriço, além de todos os demais alunos que colaboram para a realização do evento. Segundo Bobby, tratase de um intercâmbio em que mestres e professores

do Brasil irão formar capoeiristas da Colômbia.

?Vamos observar seu desenvolvimento e formá-los na história, ritmos, rituais, fundamentos e história

dos mestres?, explica Bobby, que tem grande respaldo na capoeira do Piauí e fora do Estado. Vale ressaltar ainda que os mestres foram escolhidos por sua experiência, produção e atuação na Capoeira.

Bobby disse ainda que a Escola de Capoeira foi representante do Piauí na Feira de Boas Práticas para Adolescentes, realizada em dezembro de 2010, em Brasília, oportunidade essa que foi selecionado para ir à Colômbia.

?Além de minha produção no Doutorado em História e Memória da Educação (UFC) com a temática da

Capoeira, tive visibilidade e fui escolhido entre o grupo que vai à Colômbia?, conta. Assim, acrescenta ele, foi possível compreender que se trata de um reconhecido valor à capoeira do Piauí e da Escola de

Capoeira que, com projetos sociais sérios de formação efetiva para crianças, jovens e adultos por meio da capoeira, vem dando outro viés à capoeira no Piauí, além de valorizar e resgatar o valor dos mestres de capoeira que andava meio que esquecida.

Mestre Bobby tem experiência de sobra, uma vez que tem 32 anos de capoeira e atualmente é presidente da Associação Escola de Capoeira Mestre Bobby, tendo participado inclusive de vários eventos fora do Piauí como forma de se manter antenado e atualizado no mundo da capoeira. Para finalizar, ele ressalta que participar deste encontro na Colômbia vai permitir mostrar um pouco da capoeira do Piauí e que o Estado tem potencial para repassar parte de sua experiência aos colombianos.

Fonte: Gilson Rocha, Jornal Meio Norte