Cavalieri erra pênalti, e Botafogo despacha Fluminense na semifinal

Depois, 2 a 1 para o Botafogo, neste sábado, no Estádio Nilton Santos. Com isso, a decisão foi para os pênaltis, que teve vitória do time alvinegro, por 9 a 8.

O equilíbrio foi a tônica do duelo entre Botafogo e Fluminense na semifinal do Campeonato Carioca . Tanto no jogo de ida quanto no duelo de volta os times se enfrentaram de igual para igual. Até os placares foram os mesmos: primeiro 2 a 1 para o Fluminense . Depois, 2 a 1 para o Botafogo, neste sábado, no Estádio Nilton Santos. Com isso, a decisão foi para os pênaltis, que teve vitória do time alvinegro, por 9 a 8.

A disputa acabou de maneira inusitada, já que Diego Cavalieri tinha defendido dois pênaltis, mas teve que cobrar um e mandou a bola para muito longe. Agora o Botafogo espera Flamengo ou Vasco para tentar ser campeão carioca. Veja detalhes de cada lance do jogo.

O Botafogo teve três alterações importantes em seu time titular, que acabaram sendo decisivas no primeiro tempo. Duas delas foram opcionais, as entradas de Rodrigo Pimpão e Fernandes. Essas deram certo: os dois construíram o primeiro gol do time, logo aos 5min. Isso aumentou a confiança do time, que logo fez o segundo, com Bill.

Mas o Fluminense soube controlar a empolgação adversária, diminuindo o ritmo do jogo. E outra alteração do Botafogo foi decisiva: sem Jefferson, lesionado, René Simões teve que escalar Renan no gol. E foi logo o goleiro que se envolveu na marcação do pênalti, em disputa duvidosa com Kenedy. Jean cobrou com sucesso. Renan só teve a chance de se redimir no final, na disputa por pênaltis.

Com 2 a 1 no placar, os times sabiam que o jogo iria para os pênaltis. Então ambos foram forçados a buscar o ataque e não administrar resultado algum. Mas o Fluminense mostrou mais preparo físico, principalmente por causa do seu ataque de jovens promessas. Robert entrou no lugar de Wagner e se juntou a Gerson, Kenedy e Vinicius na frente. Eles criaram chances, mas não aproveitaram, principalmente porque confundiram velocidade com pressa.

Nos pênaltis pesou a inexperiência destes mesmos jovens, já que Kenedy e Gerson perderam suas cobranças, ambas defendidas por Renan. Mas Diego Cavalieri deixou tudo igual, espalmando os chutes de Marcelo Mattos e Diego Giaretta. Então os times partiram para as cobranças alternadas, que se estenderam até os goleiros terem que cobrar. Diego Cavalieri chutou para longe do gol. Depois Renan acertou e deu a classificação para o Botafogo.

Polêmicas

Em um campeonato tão cercado de polêmicas, o jogo Botafogo x Fluminense foi mais um prato cheio para discussões. O primeiro gol já foi ilegal, pois Pimpão estava claramente impedido antes de dar o passe para Fernandes. Mas o Fluminense também teve um lance discutível, quando o juiz marcou pênalti de Renan por um toque leve em Kenedy.

Cadê o preparo físico?

O final do jogo foi dramático para o Botafogo por causa da péssima condição física do time. Quatro jogadores tiveram que ficar em campo mesmo com dores, Bill, Carleto, Marcelo Mattos e Luís Ricardo continuaram a jogar, mesmo com dores e caindo no gramado diversas vezes. Todos tiveram que cobrar pênaltis e apenas Mattos errou.

Todo "pimpão"

De volta após se recuperar de lesão, Rodrigo Pimpão foi titular e teve boa atuação, muito além da assistência polêmica no primeiro gol. Aplicou belos dribles, inclusive um "chapeu" em Wellington Silva, além de distribuir bons passes e mostrar velocidade. Porém, por razões físicas, caiu de ritmo no segundo tempo e foi substituído por Jóbson. Mesmo assim recebeu muitos elogios nas redes sociais.

5min do 1º tempo - Botafogo 1 x 0 Fluminense

 

Marcelo Mattos lançou na área, Bill desviou, Rodrigo Pimpão entrou sozinho, impedido, e encobriu Cavalieri. Fernandes apareceu na pequena área e empurrou para o gol vazio!

 

22min do 1º tempo - Botafogo 2 x 0 Fluminense
Gegê desarmou Wagner no meio campo e passa para Gilberto, que fez ótimo lançamento para Bill entre os zagueiros. O atacante chutou duas vezes para vencer Cavalieri e aumentar o placar.

43min do 1º tempo - Botafogo 2 x 0 Fluminense
Kenedy foi lançado na área, Renan saiu e tocou nele. O juiz marcou pênalti. Jean bateu no cantinho esquerdo e converteu para o Fluminense.

Fonte: Terra