Taça das Bolinhas será entregue ao São Paulo

Taça das Bolinhas será entregue ao São Paulo

Segundo entidade, Tricolor Paulista é o primeiro pentacampeão brasileiro

A CBF divulgou na tarde desta quarta-feira que o São Paulo é o primeiro clube pentacampeão brasileiro e, por isso, será o clube que levará a chamada "Taça das Bolinhas". O departamento jurídico da entidade entregou o parecer ao presidente Ricardo Teixeira, que encaminhou à Federação Paulista de Futebol.

A taça está em processo final de restauração e será entregue nos próximos dias ao São Paulo, que foi campeão brasileiro pela quinta vez em 2007. Em solenidade na Câmara dos Vereadores de Rio de Janeiro no último dia 31 de março, o Teixeira confirmou que um estudo estaria sendo feito para dar um ponto final a essa polêmica.

A taça seria dada em definitivo ao clube que conquistasse o Campeonato Brasileiro três vezes consecutivas ou cinco alternadas. Em 1987, o Flamengo foi campeão do módulo verde da Copa União, e o Sport venceu o módulo amarelo.

O regulamento previa cruzamento entre os dois primeiros colocados de cada torneio, mas Flamengo e Inter (o vice-campeão do módulo verde) se recusaram a disputar o quadrangular com Sport e Guarani. A CBF declarou o time de Recife campeão, decisão que foi confirmada em maio de 1994 em uma sentença do Tribunal Regional Federal.

Fonte: g1, www.g1.com.br