CBF cria ferramenta para avaliar rendimento dos jogadores do Brasil

Os jogadores são avaliados dentro de critérios estabelecidos.

Há duas semanas, a CBF desenvolveu e implantou uma ferramenta que permite a interação entre treinadores e observadores, a sistematização da avaliação de jogadores brasileiros. O programa permite que os observadores da entidade mandem relatórios com análises dos jogos e atletas vistos, para que os técnicos tenham o maior número de informações possíveis na hora de escolher os atletas que irão convocar. Os jogadores são avaliados dentro de critérios estabelecidos previamente, e o programa possibilita a criação de um ranking, com jogadores avaliados nas pontuações A+, A, B e C.

Image title

As avaliações serão feitas de maneira contínua por diversos profissionais. Entre eles, os observadores da CBF, Paulo Henrique Xavier, Rodrigo Lameira, Rodrigo Carvalho, Sandro Orlandelli, Thomaz Araújo e Bruno Costa. Os técnicos das seleções sub-20 (Rogério Micale), sub-17 (Carlos Amadeu) e sub-15 (Guilherme Dalla Dea) também farão avaliações sobre os jogadores, assim como seus auxiliares. Serão analisados atletas do sub-15 aos profissionais. Inicialmente, serão analisados apenas jogos no Brasil, mas a ideia é que, no futuro, sejam analisadas as partidas de atletas que atuam no exterior.

"Foi uma ferramenta desenvolvida principalmente para a base, mas depois que nós começamos a desenvolver o conceito, vimos que pode nos auxiliar muito na seleção principal também. Acho que a integração com a base tem que ser feita na seleção brasileira, até porque estamos de passagem e precisamos deixar algo para o futuro da Seleção. E as informações colhidas pelos observadores vão nos ajudar muito no dia a dia, no momento de fazer as convocações", analisa Dunga.

Fonte: Globo Esporte