CBF divulga calendário 2012 e clubes irão sofrer desfalques

CBF divulga calendário 2012 sem parada para Olimpíada e data Fifa

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta sexta-feira o calendário de competições nacionais para a temporada 2012. A expectativa de que o futebol brasileiro pudesse parar nas datas Fifa não se concretizou, assim como uma eventual pausa para os Jogos Olímpicos de Londres.

Sem grandes novidades, o anúncio da CBF também não recolocou as equipes da Copa Libertadores na Copa do Brasil, competições que continuam a dividir os mesmos meios de semana. A Copa Sul-Americana prossegue entre agosto e dezembro.


CBF divulga calendário 2012 e clubes irão sofrer desfalques

O calendário apresentado pela CBF respeita o período de férias previsto para 30 dias e marca o início dos campeonatos estaduais para o fim de semana de 22 de janeiro, exatos 17 dias após a previsão para a pré-temporada com início para dia 5 de janeiro. No dia 25 de janeiro, já tem início a fase de qualificação da Copa Libertadores.

Estaduais permanecem com 23 datas reservadas no calendário, que também tem o início da Copa do Brasil marcado para 7 de março. A Copa do Brasil de Futebol Feminino se inicia pouco antes, em 3 de março.

Os Campeonatos Brasileiros das Séries A e B começam em 20 de maio, apenas uma semana depois do fim da Copa do Brasil. Já as Séries C e D têm início no fim de semana seguinte, dia 27 de maio. A largada da Sul-Americana é em 8 de agosto.

A grande expectativa em relação ao calendário, entretanto, não se concretizou. O futebol nacional continuará com funcionamento normal nas 11 datas Fifa previstas para a temporada 2012, o que deve dar margem para mais reclamações de times eventualmente prejudicados por convocações de Mano Menezes. Os Jogos Olímpicos, que se iniciam no fim de julho, também podem tirar jogadores como Neymar e Lucas das equipes do País.

Fonte: Terra, www.terra.com.br