Cesar Cielo conquista 1º ouro após caso de doping no Mundial

Cesar Cielo conquista 1º ouro após caso de doping no Mundial

No Mundial anterior, em Roma-2009, Cielo havia vencido os 50 m e 100 m nado livre.

O brasileiro Cesar Cielo, 24, ganhou a sua primeira medalha de ouro no Mundial de Xangai. O título veio nos 50 m borboleta, prova que não é sua especialidade, mas em que ele já vinha se destacando. Tanto, que entrou na final com o melhor tempo da prova. E, após 23s10, confirmou as expectativas e derrotou os outros sete concorrentes.

O pódio foi completado por dois australianos. Matthew Targett chegou em segundo (23s28), enquanto Geof Huegill foi o terceiro colocado (23s35). No Mundial anterior, em Roma-2009, Cielo havia vencido os 50 m e 100 m nado livre.

Ontem, ele falou pela primeira vez desde que seu caso de doping foi tornado público no dia 1º de julho.

Ele e outros três nadadores testaram positivo para o diurético furosemida e foram apenas advertidos pela confederação brasileira. A Federação Internacional de Natação apelou à Corte Arbitral do Esporte e pediu suspensão de três meses. Mas a CAS manteve a pena mínima.

O caso foi o principal assunto da primeira semana do Mundial de esportes aquáticos. E, no sábado, repórteres do mundo todo aguardavam para ouvir o brasileiro.

"Eu me senti um pouco estranho [na água], para ser honesto. Foram muitas emoções no último mês. É difícil lidar com tudo e só focar na natação", declarou.

"Estou pronto para nadar meu melhor tempo aqui e espero que ele seja o melhor de todos. Já deixei toda essa controvérsia para trás."

Cielo só mostrou certa irritação quando questionado sobre os rivais que reclamaram da punição branda dada a seu caso de doping.

"Não tenho nada a falar [aos adversários]. Não falei com outros nadadores, estive com o time brasileiro a maior parte do tempo. Minha meta principal aqui é nadar rápido. Eu não tenho que fazer ninguém feliz", afirmou.

O campeão mundial dos 50 m livre apareceu mais magro em Xangai. Disse ter iniciado uma dieta em maio. "Cortei as besteiras. Estou mais velho e tenho que controlar a dieta. Acho que estou mais em forma", comentou.

Fonte: Folha.com