Clássico londrino termina com pancadaria entre torcidas e um homem esfaqueado

Já dentro do estádio, os policiais tiveram que conter algumas invasões de campo.

Anos depois de reduzir consideravelmente a violência nos estádios, a Inglaterra voltou a ser palco de uma violenta batalha entre torcidas em Londres. A cena aconteceu nesta terça-feira, durante a vitória do West Ham sobre o seu maior rival, o Millwall, ambos da capital, por 3 a 1, em jogo válido pela Copa da Liga inglesa. O confronto, conhecido como ?East London Derby?, é o mais sangrento da cidade.

Segundo o site da BBC, durante confusão, um homem foi esfaqueado, dezenas de pessoas ficaram feridas e apenas dois torcedores foram presos. O tumulto começou ainda do lado de fora do estádio e, segundo a polícia de Londres, foi causado por torcedores sem ingressos.

Já dentro do estádio, os policiais tiveram que conter algumas invasões de campo. A primeira delas aconteceu no fim do jogo, quando o West Ham, jogando em casa, empatou a partida e levou o jogo para a prorrogação. Na segunda, no início da etapa complementar, cerca de 50 torcedores do time local entraram no gramado depois do gol da virada.

No fim da partida, após o terceiro gol do West Ham, aconteceu a pior das invasões, e foram necessários 200 policiais e 20 oficiais a cavalo para conter as centenas de torcedores dentro do gramado. Algumas horas após o fim da partida, ainda eram identificados focos de confusão e confrontos com a polícia nos arredores do estádio Upton Park.

Em entevista à BBC, alguns torcedores do West Ham contaram sobre o que viram durante o jogo.

- Vi m homem encurralado por pelo menos uma dúzia de torcedores do Millwall antes do pontapé inicial. Foram cenas aterrorizantes - disse um dos torcedores.

- Estava andando com a multidão, e um grupo de hooligans veio até nós. A polícia queria ajudar, mas estava claramente com medo de usar a força. Ainda estou tremendo. Pensei que fosse morrer - afirmou outro.

Mesmo com os dois times jogando em divisões distantes, o West Ham na primeira e o Millwall na terceira, a rivalidade entre as duas equipes é tão grande que já virou tema de filme de Hollywood. ?Holligans? retrata a rivalidade que acontece antes mesmo de os dois times existirem, o que já foi motivo para as mais sangrentas batalhas já vistas em Londres.

Um torcedor do Millwall também falou sobre as cenas absurdas que presenciou durante a confusão.

- Parecia uma zona de guerra fora do estádio. Havia briga para todos os lados - explicou mais um torcedor.

Fonte: Globo Esporte, www.globoesporte.com