Clube mais antigo do Brasil faz 110 anos

Clube mais antigo do Brasil faz 110 anos

Sport Clube Rio Grande, com 110 anos recentemente completados

Reconhecidamente o clube de futebol mais antigo do Brasil, o Sport Club Rio Grande decidiu parar de viver do passado e apostar no futuro. Ao completar 110 anos no dia 19 de julho, a equipe da cidade de Rio Grande, a 310 quilômetros de Porto Alegre, lançou um projeto para retornar à elite do futebol gaúcho em 2011. O plano, na verdade, começou a ser desenvolvido em 2004, e a diretoria do Rio Grande espera colher os frutos no ano que vem.

Participante da segunda divisão gaúcha, a equipe pretende entrar na disputa do ano que vem para ser protagonista. Segundo o vice-presidente Emílio Louzada, o clube terá recursos para investir em um bom time, pois conseguiu, após uma década de gestão, zerar os débitos. ?Quando assumimos, o pessoal apenas estava mantendo vivo o clube. Hoje, ele está saneado. Só para ter uma ideia, faz seis anos que não temos uma reclamatória trabalhista de jogadores?, orgulha-se Louzada.

Por causa das contas em dia, o Rio Grande conseguiu se beneficiar de leis de incentivo ao esporte e levantou recursos para projetos em vôlei e atletismo, na ordem de R$ 1,7 milhão e R$ 2,2 milhões, respectivamente. Mas a meta principal para 2011 é mesmo o futebol. Tanto é que o clube reativou todas as suas categorias de base, do sub-13 ao sub-20. ?Já dominamos os torneios regionais e queremos agora fazer frente à dupla Grenal?, diz o vice-presidente.

Sobre Grêmio e Inter, o Rio Grande acalanta uma rivalidade centenária. A diretoria acusa a dupla de ter recebido muitos mimos da mídia de Porto Alegre e que, por isso, o clube, apesar de ser o mais velho, não alcançou as glórias atingidas pelos adversários. ?Tudo foi direcionado para a dupla Grenal, mas o Sport Club Rio Grande resiste. Em breve eles virão aqui disputar o Gauchão contra nós?, desafia Louzada.

Confirmado pela CBF como o clube mais velho do Brasil, não só por ter 110 anos, mas por nunca ter abandonado as competições oficiais de futebol no Brasil, o Rio Grande recentemente foi tema de reportagem do canal a cabo ?History Channel?, que comprovou documentalmente tratar-se do clube mais antigo do Brasil. ?Está tudo documentado. Outros clubes surgiram como clubes de remo, outros mudaram de novo ao longo da história, mas nós não. O Sport Clube Rio Grande nasceu como clube de futebol e nunca mudou?, diz Emílio Louzada.

Campeão gaúcho de 1936, seu título mais relevante, o Rio Grande tem em suas cores uma homenagem à bandeira do Rio Grande Sul. O clube também se orgulha de ter revelado o atacante Neca, que nos anos 1970 fez sucesso defendendo Corinthians e São Paulo, onde foi campeão brasileiro em 1977. Outros jogadores revelados pelo Rio Grande foram Valdir Lima, tricampeão pelo Internacional em 1979, Toquinho, que defendeu a Portuguesa na década de 1970, e Alcino, meio-campista que jogou no Grêmio no início dos anos 1960.

Fonte: IG