Com gol e assistência de Neymar, Barcelona vence Real Madrid e mantém ponta no Espanhol

Com gol e assistência de Neymar, Barcelona vence Real Madrid e mantém ponta no Espanhol

Neymar mostrou suas credenciais neste sábado

Neymar mostrou suas credenciais neste sábado e resolveu o maior clássico do Campeonato Espanhol, na primeira vez que disputou um Barcelona x Real Madrid na carreira. Em uma tarde de pouquíssimo brilho do argentino Lionel Messi, o atacante brasileiro marcou um gol e deu uma assistência para a vitória da equipe catalã por 2 a 1 sobre os arquirrivais, em resultado que manteve o clube azul-grená isolado na primeira posição da carreira.

O gol de Neymar saiu logo aos 18min de jogo. O meia Andrés Iniesta avançou diante de três marcadores e abriu na esquerda. O atacante brasileiro encarou a marcação, tentou uma finalização cruzada e colocada e foi beneficiado por um desvio no zagueiro Raphael Varane para bater o goleiro Diego López.

O Real Madrid, que começou a partida sem um atacante de referência e que viu o galês Gareth Bale apagado no clássico, só foi construir sua chance mais perigosa depois da saída do jogador mais caro do mundo. O francês Karim Benzema, que entrou no lugar do britânico ex-Tottenham, arriscou uma bomba de fora da área e acertou o travessão aos 27min do segundo tempo.

Logo em seguida, o treinador Gerardo Martino recuou o Barça ao sacar Iniesta para a entrada do camaronês Alexander Song. A alteração deu resultado: mesmo sem o cérebro da equipe, o time anfitrião ampliou a vantagem em um contragolpe. Neymar fez lançamento preciso para o chileno Alexis Sánchez, que fintou Varane e, de fora da área, deu um toque de cobertura sobre Diego López.

Já no final do clássico, outro lance que chamou a atenção foi um drible desconcertante do lateral direito Daniel Alves para cima de Cristiano Ronaldo. No campo de ataque do Barça, o brasileiro gingou para cima do craque do Real Madrid, passou a bola por baixo das pernas do português e invadiu a área para bater rasteiro, mas Diego López conseguiu executar a defesa.

Antes do apito final, Martino sacou Neymar para entrada do atacante espanhol Pedro e permitiu que o brasileiro saísse ovacionado do Camp Nou, após a atuação decisiva em seu primeiro Barça x Real na carreira. O time madrileno, por sua vez, conseguiu descontar aos 46min com o jovem Jesé, concluind contragolpe puxado por Cristiano Ronaldo.

Invicto no Campeonato Espanhol, o Barcelona alcançou os 28 pontos ganhos em dez jogos e manteve a vantagem sobre os principais adversários na competição - o Atlético de Madrid, que enfrenta o Betis no domingo, tem 24 na vice-liderança. O Real está mais atrás: é terceiro, com 22.

Fonte: Terra, www.terra.com.br