Com heróis improváveis, Atlético bate a Caldense e é campeão mineiro

O Galo era pela 43ª vez o dono do Estado. E com mais um roteiro cheio de surpresas para seus torcedores.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As últimas conquistas do Atlético foram marcadas por roteiros complexos, que nem mesmo um grande cineasta conseguiria apresentar com exatidão. E o título do Campeonato Mineiro, erguido neste domingo (3), não fugiu à tônica. Desta vez, os heróis foram duas figuras improváveis.Com gols de Thiago Ribeiro e Jô, o Galo bateu a Caldense por 2 a 1 e faturou o 43º título Estadual de sua história.

Thiago Ribeiro, que chegou às vésperas da semifinal, abriu o placar aos 11 do segundo tempo, ao se aproveitar de posição duvidosa para mandar para as redes um toque de cabeça de Lucas Pratto. Pouco depois, a Caldense empatou com Luiz Eduardo e encaminhou seu bicampeonato estadual.

Porém, Jô, que não balança as redes há mais de um ano, fez as pazes com a torcida e completou de coxa um cruzamento de Luan. Era a redenção que o torcedor esperava. Ele saía de vilão para ser o grande herói da conquista.

Dona da melhor campanha da primeira fase do Mineiro, a Caldense reclamou de impedimento nos dois gols alvinegros. Pelo sim ou pelo não, a campanha da Veterana não merece ser esquecida, afinal, foi por detalhes que não levantou seu segundo caneco na história.

EMOCIONANTE

A Caldense chegou à decisão do Campeonato Mineiro com uma campanha praticamente irretocável. Invicta, a Veterana teve sua defesa vazada apenas quatro vezes nas 14 partidas disputadas. Essa solidez defensiva causou certo temor até mesmo ao torcedor atleticano, que mesmo com a superioridade técnica alvinegra, sabia que o Galo teria a obrigação de superar uma muralha para faturar o caneco. E os prognósticos para a grande final do Campeonato Mineiro se mostraram verdadeiros.

Assim como no primeiro jogo, os dois times fizeram um duelo extremamente disputado. A diferença desta tarde é que a Veterana mostrou domínio na criação, variando as jogadas entre os flancos e chutes bolas enfiadas no meio da defesa alvinegra.

Dessa forma, o time do Sul de Minas criou as melhores chances da etapa inicial. A principal delas aos 29 minutos, quando Nadson chegou à linha de fundo e cruzou para trás. Lá, encontrou Tiago Azulão, que subiu com estilo e cabeceou com capricho no contra-pé de Victor.O lance foi com tanto capricho que a bola bateu na forquilha da trave.

O Galo era superior tecnicamente, mas a armação de suas jogadas foi totalmente fragmentada pela marcação do rival, que sempre tinha um na “sobra” para matar a jogada. Tanto que a melhor oportunidade alvinegra também foi pelo alto, com Leonardo Silva, que resvalou uma falta cobrada pelo meio e mandou rente ao poste, assustando Rodrigo. Era um grande jogo, que dava a sensação de que o placar não terminaria zerado ao final do segundo tempo.

HERÓIS IMPROVÁVEIS

A volta do segundo tempo trouxe um novo panorama para a partida. Precisando a qualquer custo da vitória, o Galo foi para cima do rival, apostando na velocidade de Thiago Ribeiro e na força física de Giovanni Augusto, que fazia a função de segundo homem de meio-campo ao marcar e o toque de qualidade na saída de bola rumo ao ataque.

E a alteração surtiu efeito. O Galo passou a chegar com mais perigo na defesa rival. Porém, a Caldense estava compacta, o que dificultava as investidas. Foi então que uma velha arma alvinegra voltou a aparecer.

Aos 11, Marcos Rocha cobrou lateral rumo à área. Pratto resvalou no primeiro pau e, quando a bola parecia tomar como rumo a linha de fundo, Thiago Ribeiro, anotou seu primeiro gol com a camisa alvinegra. 1 a 0.

A Caldense não se deu por vencida e na jogada seguinte chegou ao empate.Aos 14, Rafael Estevam bateu falta rasteira.A bola desviou no caminho e dificultou o trabalho de Victor, que deu rebote. E lá estava Luiz Eduardo para conferir. 1 a 1.

O jogo ganhou requintes de drama. Afinal, a partir daquele momento, era a qualidade técnica alvinegra contra a solidez defensiva da Veterana. Correndo atrás do prejuízo, o Galo seguiu rumo o ataque, mas tinha dificuldades de superar a “barreira”. Eis que, nesse momento, surgiu um herói improvável para anotar o gol do título.

Aos 32, Luan avançou pela direita e cruzou à meia-altura. A zaga da veterana tentou cortar, mas a bola tocou na coxa do bem posicionado Jô. Após pouco mais de um ano sem balançar as redes, o centroavante, artilheiro da Libertadores de 2013, fazia as pazes justamente em um momento crucial para a torcida alvinegra. 2 a 1.

Àquela altura, nem mesmo os últimos esforços da grande equipe da Caldense conseguiram reverter a adversidade.

O Galo era pela 43ª vez o dono do Estado. E com mais um roteiro cheio de surpresas para seus torcedores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES