Começa a Conferência Estadual de Esportes do Piauí

Cássia Damiani, coordenadora executiva da III Conferência, ainda proferiu palestra, na noite de terça-feira

A III Conferência Estadual de Esportes do Estado do Piauí foi aberta, oficialmente, na noite dessa terça-feira, 30, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), com a presença da coordenadora executiva da III Conferência, Cássia Damiani, que veio ao Piauí representando o ministro do Esporte, Orlando Silva, Alan Frick, mobilizador do Ministério do Esporte, órgão que coordena o evento em todo o país.

O presidente da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi), Vicente Sobrinho, abriu a Conferência, deu boas vindas aos participantes, aos representantes do Ministério do Esporte e falou dos projetos que hoje são desenvolvidos no Estado, implantados após as discussões realizadas nas conferências anteriores.

"Estamos iniciando a nossa conferência, desejamos que todos sejam bem-vindos a Teresina e que façam um dia de debate proveitoso nesta quarta-feira. Devo dizer a todos que é muito importante, temos vários projetos sociais como Segundo Tempo, Esporte e Lazer da Cidade que são frutos destes debates. Espero que os piauienses sugiram propostas que possam desenvolver ainda mais o esporte estadual e nacional".

Cássia Damiani, coordenadora executiva da III Conferência, ainda proferiu palestra, na noite de terça-feira, sobre o Plano Decenal de Esporte e Lazer, onde explicou as propostas e metas do evento. "A conferência é um espaço democrático de diálogo entre a sociedade civil e o governo, serve para a elaboração de políticas para que elas sejam verdadeiramente pública. A ideia do Plano Decenal é justamente definir o futuro do esporte nos próximos anos", afirma.

O coordenador da III Conferência Estadual do Piauí, Fábio Soares, falou sobre a expectativa em relação ao momento de discussão sobre o Plano Decenal. "Dentro das expectativas que nós tínhamos, está até superando porque o envolvimento com a comunidade esportiva está sendo razoável, a contento. Tivemos na abertura do evento pessoas interessadas em discutir o esporte, estão envolvidos nesta discussão e nós entendemos que está sendo válido. Nesta quarta-feira, as discussões do Plano Decenal serão concretizadas. Nós estamos felizes com a organização".

Debates - Nesta quarta-feira, 31, durante todo o dia, serão discutidas 10 linhas estratégicas da conferência. Os temas a serem debatidos são: Sistema Nacional de Esporte e Lazer; Formação e Valorização Profissional; Esporte, Lazer e Educação; Esporte, Saúde e Qualidade de Vida; Ciência, Tecnologia e Inovação; Esporte e Alto Rendimento; Futebol; Financiamento do Esporte; Infraestrutura Esportiva; e Esporte e Economia.

Após as discussões serão eleitos 25 delegados titulares e 25 suplentes para a Conferência Nacional, que está sendo organizada pelo governo federal e acontecerá em Brasília-DF, no período de 3 a 6 de junho de 2010, com representantes de todo o país. Nesse encontro na capital federal será aprovado o Plano Decenal de Esporte e Lazer, que definirá linhas estratégicas, ações, metas e responsáveis para o desenvolvimento do setor para os próximos dez anos.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br