Compeonato Piauiense de Mountain Bike será teste de resistência

O próximo desafio promete muita competitividade e alto nível. O Picos Pro Race é a 8ª etapa do campeonato e os atletas já intensificaram os treinos visando os pontos preciosos

Com o Campeonato Piauiense de Mountain Bike começando a afunilar e destacar os líderes no ranking estadual, a dedicação e as estratégias aumentam nessa reta final do campeonato, quando faltam apenas três provas para se definir os campeões de 2014.

O próximo desafio promete muita competitividade e alto nível. O Picos Pro Race é a 8ª etapa do campeonato e os atletas já intensificaram os treinos visando os pontos preciosos.

A prova começa no próximo sábado, dia 18, em Picos, e acontece no dia seguinte, Dia do Piauí. Serão 60 km de percurso em trechos de prova variados, onde predominará sol forte, subidas e descidas bem técnicas.
O Picos Pro Race também vale como ranking nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo, no estilo XCM (maratona).

Na categoria Elite Masculino, considerada a mais forte, a prova contará com disputas alucinantes, já que nela estarão os melhores atletas nacionais, regionais e estaduais. O líder do campeonato estadual com 371 pontos é o ciclista de Altos, Lindomar Ferreira. Com vários títulos estaduais e de provas independentes na carreira de mais de 10 anos, Lindomar vem seguido de perto pelos atletas de Teresina Marcelo Andrade e Gerson Albuquerque.
Na categoria das mulheres, a fera Carmem Castro, que reside em Parnaíba, litoral do Piauí, lidera com 345 pontos, seguida por Leila Matos. Carmem vem em busca do tetracampeonato piauiense consecutivo. Desde que estreou no campeonato, em 2011 não teve para ninguém. “Estou preparada para a prova mais dura do campeonato. O sol forte e muitas subidas vai ser destacar o atleta mais preparado fisicamente”, considera. Na Máster, a liderança é da atleta Cristiany Dantas, que está há apenas um ano no esporte.

Nas categorias Sub-23, o líder é Lucas Melo, com 336 pontos. Na Máster A-1, liderança do atleta Nilo Veloso Neto, com 382. Na Máster A-2, José Carlos Sousa está na frente, com 373 pontos. Na Máster B-1, na frente Ernani Castro, com 395 pontos. Na Máster B-2, liderança de José Ribamar da Silva, com 375 pontos e na Over-50, Aldo Ferro na frente com 390 pontos.

Nilo também garante que a prova será bem difícil, mas que está preparado. “Pela altimetria atípica do que estamos acostumados e pela alta temperatura prevista para o domingo, com sol escaldante, mas espero manter a liderança que, por enquanto, é de 80 pontos em relação ao segundo colocado”, destacou o atleta campeão piauiense Sub-30 de mountain bike em 2012 e vice-campeão piauiense da Máster A-1 no ano passado.

Família que pedala unida, também chega unida aos pódios. Assim é com a família Sousa, do município de Altos, norte de Teresina. O pai José Carlos de Sousa, de 38 anos, lidera na categoria Máster A-2. O filho de criação, Pedro Igor Sousa, 25, é o líder na categoria Sub-30, e o filho biológico Matheus Sousa, lidera na categoria Júnior.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 

Fonte: Jornal Meio Norte