Comunidades ganharão ginásio poliesportivo na zona Sul de Teresina

A obra é da Secretaria Municipal do Planejamento

O esporte é uma das maneiras de contribuir para a melhoria de uma comunidade, principalmente pelo fato de, através de atividades físicas e ou esportivas de modo geral, conseguir profissionalizar atletas e formar cidadãos para a vida.

Quando um bairro é beneficiado com obras dessa natureza, os moradores costumam se dizer satisfeitos e comentarem que o esporte reduz a incidência de crianças, adolescentes e jovens, em situação de risco. Isso é comprovado em estatísticas por segmentos dos governos federal estadual e municipal.

Em Teresina, grande parte dos bairros e algumas poucas vilas existentes já foram ou serão beneficiadas com a construção de espaços destinados a atividades esportivas. As comunidades dos Bairros Bela Vista, Lourival Parente e adjacência, por exemplo, serão beneficiadas com a construção de um ginásio poliesportivo.

Segundo o superintendente executivo da SDU/Sul - Superintendência de Desenvolvimento Urbano/Sul, a obra está prevista para começar no final deste mês, com prazo de execução para 180 dias (cerca de seis meses) com um valor aproximado de R$ 1.523.644,00.(Um milhão, quinhentos e vinte e três mil e seiscentos e quarenta e quatro reais.

A obra é da Secretaria Municipal do Planejamento, com repasses do Ministério dos Esportes. De acordo com Paulo Roberto, a verba para a construção é de uma emenda parlamentar, destinada exclusivamente para esta finalidade.

“O contrato já está assinado com a empresa que venceu a licitação e no local já foi feita a terraplanagem”, confirma o superintendente da SDU/Sul. Ele explica que a Secretaria de Planejamento planeja a obra e a SDU/Sul, fiscaliza.

“A SDU/Sul é um órgão fiscalizador da obra”, reitera. Paulo Roberto entende que o ginásio poliesportivo é de grande importância para as comunidades que serão beneficiadas, pelo fato de que os jovens necessitam desse tipo de espaço, para desenvolver atividades físicas e, muitos deles sair ou serem impedidos de entrar em situação de risco.

Ele diz ainda que o ginásio terá vestiários, lanchonete, salas para professores e técnicos, sala de primeiros socorros, de administração e ainda um estacionamento.

Moradores querem pavimentação de ruas

No entorno da área onde será construído o ginásio poliesportivo, as ruas ainda são de piçarra. Os moradores entrevistados, aproveitaram para pedir a pavimentação das ruas.

É claro que eles acreditam que se for construído o ginásio, obviamente, as ruas em volta da obra deverão ser calçadas. O morador Francisco das Chagas de Sousa, assim como os demais entrevistaram, tocaram nesse ponto.

"Acredito que a Prefeitura irá calçar as ruas que circulam o local onde será construído o ginásio poliesportivo. Aqui, a gente enfrenta muita poeira no verão e muita lama no inverno", diz Francisco das Chagas.

A dona de casa Francisca das Chagas fala das crianças que, segundo ela, são as mais prejudicadas com a poeira.

"Tomara que a prefeitura também faça o calçamento dessas ruas das laterais do terreno, onde será construído o ginásio. As crianças sofrem muito com a poeira e estão sempre doentes com problemas respiratórios e gripe", ressalta.

População espera ansiosa pela construção do ginásio

A moradora do Bairro Lourival Parente, Francisca das Chagas, conta que já tinha ouvido falar que a população seria beneficiada com a construção de um ginásio poliesportivo, mas que essa informação já é antiga.

"Faz alguns anos que ouvi falar que seria construído um ginásio de esportes aqui, mas isso já faz muito tempo. Esperamos que seja verdade, porque uma obra como essa, com certeza será muito importante, principalmente porque temos muitos jovens ociosos e precisando ter uma ocupação, e o esporte é uma excelente forma de manter os jovens ocupados e sem fazer besteiras", comenta.

Outro morador do local, Raimundo Sousa Rodrigo Filho, também concorda com a importância que é uma obra como essa, não só para os jovens, desocupados, mas também para os adultos.

Ele diz que gosta muito de praticar esportes e no bairro Lourival Parente, não existe, pelo menos nas proximidades de sua residência, nenhum local apropriado, para esse tipo de atividade.

"Significa uma opção de lazer e esse local é muito adequado porque irá servir não só ao Lourival Parente, mas também aos bairros vizinhos", diz Raimundo Sousa e também gosta de praticar esportes.

Fonte: Lindalva Miranda