Copa América será no Brasil em 2015, confirma CBF em seminário

Copa América será no Brasil em 2015, confirma CBF em seminário

Membros do comitê organizador da Copa confirmam competição continental no país um ano após o Mundial da Fifa

A Copa América de 2015 será mesmo no Brasil. Nesta terça-feira, durante o Seminário Geral das Cidades-Sede da Copa de 2014, realizado em Brasília, o coordenador de operações do comitê organizador, Ricardo Trade, confirmou que a competição acontecerá no país um ano depois do Mundial. O assunto foi abordado durante as questões sobre o futuro dos estádios que serão construídos para o torneio da Fifa. A expectativa é que maioria deles seja utilizado no torneio continental.

- O calendário de competições é grande no país. Após a Copa do Mundo, nós teremos a Copa América e as Olimpíadas no Brasil. E todos os estádios podem ser utilizados - revelou Trade.

Em 2009, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a cogitar uma troca de datas por conta do intenso calendário esportivo do país, que vai receber a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Porém, a alteração não foi levada adiante e o Brasil vai ser sede do torneio continental. O Chile organizará a competição em 2019. Além dos chilenos, a Bolívia também pleiteou o campeonato, que acontecerá daqui a quatro anos.

Este ano, o torneio será disputado na Argentina na mesma fórmula das edições anteriores. Porém, em 2015, no Brasil, a Conmebol e a Concacaf estudam a possibilidade de se unificar e realizar uma competição com 16 seleções. A ideia é que o campeonato seja disputado nos mesmos moldes da Eurocopa, com quatro grupos e depois o tradicional mata-mata. A ideia ainda está sendo estudada.

O Brasil é o atual bicampeão do torneio. Nas duas últimas edições, em 2004, no Peru, e em 2007, na Venezuela, o time canarinho bateu a Argentina e ficou com o caneco.

Fonte: Globo Esporte, www.globoesporte.com