Copa das Confederações e 2014 usarão tecnologia da linha do gol

Objetivo da Fifa é apoiar os árbitros em situações difíceis. Empresas interessadas serão convidadas a visitar as cidades-sedes no Brasil

Depois de uma implementação bem sucedida de tecnologia na linha do gol (GLT), no Mundial de Clubes no Japão, que foi realizado em dezembro de 2012, a Fifa anunciou na manhã desta terça-feira que a inovação também será usada na Copa das Confederações desse ano e na Copa do Mundo de 2014, ambas no Brasil.

O objetivo é usar GLT a fim de apoiar os árbitros em lances duvidosos. Segundo a Fifa, além das empresas já licenciadas(Hawkeye e GoalRef), outras terão a oportunidade de apresentar um projeto para as competições. Elas serão convidadas a participar de uma visita de inspeção às sedes da Copa das Confederações, atualmente prevista para meados de março, com uma decisão final deverá ser confirmado no início de abril.

Durante a Soccerex, que foi realizada ano passado, no Rio de Janeiro, a Fifa apresentou as duas tecnologias testadas no Mundial de Clubes do Japão. Em ambos os casos, dispositivos emitem um alerta instantâneo aos árbitros assim que a bola ultrapassa a linha do gol.

A decisão do uso do chip em bolas não torna a ação obrigatória, e as confederações nacionais estão livres para colocarem em prática ou não a nova regra. O secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse na ocasião que a Fifa deixará a tecnologia como legado para o Brasil nos 12 estádios da Copa de 2014.


Copa das Confederações e 2014 usarão tecnologia da linha do gol

Copa das Confederações e 2014 usarão tecnologia da linha do gol

Fonte: GloboEsporte.com