Copa de 2010 já tem 19 times classificados

Restam apenas 13 vagas

A rodada deste sábado das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 classificou mais oito seleções para a competição que será realizada na África do Sul. Desta forma, 19 equipes já carimbaram o passaporte para a disputa do maior evento de futebol do mundo. Restam apenas 13 vagas.

Na Europa, a atual campeão mundial, Itália, a Alemanha, a Dinamarca e a surpreendente Sérvia se classificaram neste sábado, antes da última rodada (marcada para quarta-feira). Eles se juntam a Inglaterra, Holanda e Espanha, que já estavam classificadas. Na África, a Costa do Marfim também confirmou sua vaga.

Além da anfitriã, África do Sul, Gana já entrou na penúltima rodada classificada. Na América do Sul, o Chile se garantiu. Pela Concacaf, o México venceu El Salvador por 4 a 1 e também carimbou o passaporte, assim como os Estados Unidos, que passaram por Honduras por 3 a 2. No Grupo 1 das Eliminatórias europeias, a Dinamarca fez 1 a 0 na Suécia, gol do volante Poulsen e confirmou o primeiro lugar, com 21 pontos. Em segundo lugar está Portugal, que venceu a Hungria por 3 a 0.

Na última rodada, a equipe encara a frágil Malta para garantir uma das vagas na repescagem. No Grupo 4, a Alemanha fez 1 a 0 na Rússia, gol de Klose, fora de casa, e também está na Copa. Os russos estão garantidos na repescagem. No Grupo 7, a Sérvia fez 5 a 0 na Romênia e desbancou a favorita do grupo França, também garantida na repescagem. No Grupo 8, os italianos estavam perdendo por 2 a 1 para Irlanda até o minuto final, quando Gilardino empatou a partida e garantiu a equipe na Copa. No Grupo 2, a Suíça lidera com 20 pontos, seguida da Grécia com 17.

No Grupo 3, Eslovênia e Eslováquia têm 19 e 17 pontos, respectivamente. Na África, a Costa do Marfim, apenas empatou por 1 a 1 com Mali, mas o ponto garantiu a vaga. Camarões venceu Togo por 3 a 0 e assumiu a liderança do Grupo A. Agora, só precisa vencer Marrocos. Em Buenos Aires, por muito pouco a Argentina não se complicou bastante nas Eliminatórias. A seleção de Maradona vencia o Peru - gol de Higuaín - até os 45 minutos do segundo tempo. Aí, debaixo de um forte temporal, Rengifo empatou. Quando o desespero já tomava o Monumental de Nuñez, Palermo, em impedimento, fez o gol do desempate, aos 47min.

A situação da Argentina ainda não é fácil. Precisa ao menos empatar com o Uruguai, em Montevidéu, para se garantir na repescagem. Se perder e o Equador vencer o Chile em Santiago, estará fora. Se vencer, classifica-se diretamente. Os uruguaios também venceram o Equador no último minuto, com Fórlan batendo pênalti. Antes, o Equador abriu o placar com Valencia. Suares havia empatado. O Chile se garantiu na África do Sul ao vencer a Colômbia, em Medellín, por 4 a 2. Na Venezuela, a seleção da casa perdeu para o já classificado Paraguai por 2 a 1.

Veja todas as seleções que estão garantidas na próxima Copa: África do Sul Alemanha Austrália Brasil Chile Coreia do Norte Coreia do Sul Costa do Marfim Dinamarca Espanha Estados Unidos Gana Holanda Inglaterra Itália Japão México Paraguai Sérvia

Fonte: Terra, www.terra.com.br