Corinthians é o 2º clube que mais gastou com contratações em janeiro

Corinthians só gastou menos que o PSG no mercado atual

O fortalecimento da economia brasileira e a crise vivida na Europa trouxeram ao futebol uma nova realidade, onde os clubes brasileiros são vendedores, mas também podem comprar no exterior. A prova disso é que, passados 15 dias do mercado de transferências do inverno europeu, o Corinthians é o segundo clube que mais gastou no mundo inteiro, perdendo apenas para o Paris Saint-Germain.


Corinthians é o 2º clube que mais gastou com contratações em janeiro

De acordo com o site alemão Transfermarkt.de, o Corinthians gastou cerca de ? 22,375 milhões com as compras de Alexandre Pato, Renato Augusto, Gil e Guilherme Andrade. O PSG, campeão de gastos, usou seus ? 40 milhões apenas com Lucas, contratado junto ao São Paulo, clube que mais lucrou no mundo até aqui. O negócio, que já estava feito desde o meio do ano, só foi concretizado financeiramente agora, em janeiro.

Em terceiro lugar está o Shakhtar Donetsk, que contratou o atacante brasileiro Taison. Em quarto, vem o Liverpool, que gastou ? 15 milhões com o atacante Daniel Sturridge, do quinto colocado Chelsea, que tirou o senegalês Demba Ba do Newcastle.

O mercado de transferências de inverno é normalmente mais comedido, e os clubes de fato gastam menos. Mas, como a data limite para transferências é o dia 31 de janeiro, muita coisa pode acontecer ainda. Há dois anos, por exemplo, o Chelsea espantou o mundo ao tirar o atacante Fernando Torres do Liverpool por ? 50 milhões. Mas, ainda que seja ultrapassado (e deverá ser), a presença de um clube brasileiro entre os maiores não deixa de ser uma boa novidade.

Os cinco maiores gastadores do mercado de inverno até aqui:

1º- Paris Saint-Germain-FRA (? 40 milhões)

2º- Corinthians-BRA (? 22,375 milhões)

3º- Shakhtar Donetsk-UCR (? 15,2 milhões)

4º- Liverpool-ING (? 15 milhões)

5º- Chelsea-ING (? 13,9 milhões)

Os cinco clubes que mais lucraram até agora na no mercado de inverno:

1º- São Paulo-BRA (? 40 milhões)

2º- Metalist Kharkiv-UCR (? 15,2 milhões)

3º- Milan-ITA (? 15 milhões)

4º- Chelsea-ING (? 15 milhões)

5º- Al Ahly-EAU (? 11,2 milhões)

Fonte: UOL