Corinthians e Palmeiras se cruzam no único Dérbi garantido de 2013

Com Verdão na Série B, rivais jogam neste domingo, pelo Paulistão


Corinthians e Palmeiras se cruzam no único Dérbi garantido de 2013

Duas realidades bem distintas de dois rivais históricos que podem se cruzar apenas uma vez em 2013. Neste domingo, às 16h (horário de Brasília), no Pacaembu, pela oitava rodada do Campeonato Paulista, Corinthians e Palmeiras promovem aquele que pode ser o único encontro do ano entre as equipes no ano. Com a queda do Verdão à Série B, os rivais só podem encontrar novamente se avançarem no próprio estadual, na Copa do Brasil ou na Taça Libertadores.

Os torcedores sonham com novos encontros, o que seria um sinal de que as duas equipes estariam bem nas competições que disputam. No entanto, não há garantia em relação ao futuro. É por isso que o Pacaembu deve estar lotado na tarde deste domingo: mais de 29 mil ingressos já haviam sido vendidos de forma antecipada. Os corintianos, mandantes da partida, querem afundar o rival. Os alviverdes, minoria no estádio, querem recuperar a autoestima sobre o atual campeão do mundo.

Em outras duas oportunidades, Corinthians e Palmeiras já fizeram esse duelo ?desnivelado?, e quem estava na Série A sempre levou a melhor. Em 2003, com o Verdão na mesma situação ruim de hoje, o Corinthians se impôs com um 4 a 2 na semifinal do Paulista daquele ano, no Morumbi - o regulamento não previa confronto na primeira fase. Com um show do atacante Gil, os alvinegros afundaram ainda mais os rivais, que iniciaram a Série B em clima de melancolia. O Timão seria campeão estadual naquela temporada.

O Palmeiras subiu de divisão no mesmo ano, montou bons times e viu a situação se inverter em 2008. Com o Corinthians na Série B, foi a vez de a equipe alviverde dar o troco. No mesmo Morumbi, em duelo válido pela primeira fase do estadual, o Verdão fez 1 a 0, gol de Valdivia. O Mago comemorou tripudiando do adversário, fingindo estar chorando, e ajudou seu time a ser campeão paulista naquela ocasião.

Hoje, o Corinthians voltou a estar por cima. O atual campeão do mundo manteve seu elenco e contratou nomes do quilate de Alexandre Pato, que será reserva neste domingo. Do outro lado, o Palmeiras de Gilson Kleina tenta se recompor após a queda e a perda do artilheiro Barcos. O time está embalado por uma vitória por 2 a 1 sobre o Sporting Cristal, na estreia da Libertadores. O Timão joga pelo mesmo torneio na quarta-feira, contra o San José, da Bolívia.

A arbitragem do clássico será de Antônio Rogério Batista do Prado, auxiliado por Anderson José de Moraes Coelho e Ricardo Pavanelli Lanutto.

Fonte: GloboEsporte.com